Os restaurantes self-service não devem voltar à antiga ‘normalidade’ pré-pandemia, segundo especialistas. As mudanças de práticas provocadas pelo distanciamento social e pelo reforço nos hábitos de higiene e limpeza neste período devem perdurar e se incorporar ao cotidiano no futuro.

A consultora do Sebrae Paraná, Leda Terabe, considera que os hábitos de higiene e segurança adotados durante a pandemia pelos restaurantes self-service devem continuar, como por exemplo o distanciamento das mesas entre os clientes e a disposição do álcool em gel nos estabelecimentos.

“O setor de alimentação fora do lar passa por transformações e, para manter-se no mercado, as empresas precisam se adaptar às mudanças no hábito dos consumidores e aos procedimentos operacionais por mais segurança. As empresas que melhor se adaptarem e tiverem a capacidade de se reinventar terão mais longevidade.”

O Sebrae, em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), lançou um manual de conduta segura para estabelecimentos do tipo, composto por orientações que se somam às práticas de segurança alimentar já adotadas e exigidas pelos órgãos de controle.

Imagem ilustrativa da imagem Restaurantes self-service abrem as portas para um novo futuro
| Foto: iStock

94% DOS CLIENTES PRETENDEM VOLTAR A CONSUMIR

Pesquisa encomendada pelo Sebrae para verificar os impactos da Covid-19 no comportamento do cliente de food service (mercado da alimentação fora do lar) mostra que 94% dos consumidores do Sul do Brasil pretendem voltar a consumir em até 4 meses, sendo que 71% devem retornar em até dois meses.

Entre os entrevistados, 74% pretendem voltar a consumir igual ou mais vezes do que antes da crise.

A pesquisa mostra ainda que segurança no consumo e capacidade de compra são as principais preocupações dos consumidores do Sul do país para voltar aos estabelecimentos.

E os restaurantes self-service são o segundo local onde o consumidor pretende comer fora, ficando atrás apenas das pizzarias. “O cliente precisa se sentir seguro e pagar um preço justo”, concluiu.

PROPRIETÁRIOS CRIAM ESTRATÉGIAS

Hudson Rubens Dena, gerente do Paulo's Restaurante: uma das estratégias será implantar jantar  delivery com pratos executivos e porções
Hudson Rubens Dena, gerente do Paulo's Restaurante: uma das estratégias será implantar jantar delivery com pratos executivos e porções | Foto: Gustavo Carneiro

O gerente do Paulo’s Restaurante, Hudson Rubens Dena, antecipou alguns projetos que estavam na gaveta e já começou a se planejar para colocar as ações em prática durante o período da pandemia.

“Preciso ampliar o fluxo de clientes”, pontuou. O movimento após a reabertura, ocorrida há um mês, corresponde a apenas 40% da clientela total que frequentava o restaurante na fase pré-coronavírus.

Para ampliar a clientela, uma das medidas será disponibilizar um novo serviço a la carte durante o almoço, com ótimo custo-benefício. Outra estratégia será implantar jantar delivery com pratos executivos e porções.

As mudanças reforçam o serviço de self-service oferecido tradicionalmente há 32 anos no almoço, que segue em funcionamento com readequações após suspensão por 46 dias por conta do afastamento social.

Desde então, o distanciamento das mesas foi ampliado, o bufê ganhou proteção de acrílico flexível e foram instaladas novas pias – somente antes de se servir, o número triplicou de uma para três pias. Cada cliente recebe uma luva plástica na mão mais usada antes de se servir. Além disso, há recipientes de álcool gel espalhados por todo o restaurante.

Fried eggs in baked avocado for breakfast with red tomatoes and fresh green basil.
Fried eggs in baked avocado for breakfast with red tomatoes and fresh green basil. | Foto: Natalya Artemenko

O restaurante Dá Licença está se readequando à nova realidade e algumas mudanças promovidas no período de pandemia já devem permanecer quando o isolamento social passar, como o serviço a la carte, o recebimento de encomendas e a incorporação de novos produtos pedidos por telefone, por aplicativo próprio e plataformas.

“Desde março estamos vivendo um momento único. Nesse período todo, apenas a nossa loja da rua professor João Cândido ficou aberta, primeiramente atendendo apenas delivery e balcão”, explicou o sócio-proprietário Ênio Luiz Sehn Júnior.

As unidades dos shoppings e do Calçadão seguem fechadas e há cerca de um mês a unidade da João Cândido reabriu as portas ao público observando todas as medidas de segurança, somente no horário do almoço.

Enquanto estava fechada ao público, atendeu através de delivery e de retirada no balcão. Além disso, parte do cardápio a la carte da unidade do Calçadão migrou para a unidade João Cândido. Também foram criados combos-família e houve atualização nas refeições em aplicativos de entregas.

Outra mudança foi no Recanto da Licença, que a partir da semana passada começou o serviço de delivery e em breve deve começar a atender ao público pelo sistema a la carte – antes, o restaurante atendia ao público somente aos domingos, além de abrigar casamentos e eventos empresariais.

A unidade também deve passar a oferecer outros pratos mais conhecidos do restaurante, além de atender encomendas e fazer entregas na região da Gleba Palhano.