Desenvolver programas trainees possibilita as empresas trabalhar jovens talentos e passar a eles a política e os valores da instituição de uma forma mais abrangente, já que para muitos essa é a primeira oportunidade de emprego.
Levantamento recente da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel, dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees mostra que 35% dos jovens buscam como próximo objetivo profissional tornar-se trainne em uma grande empresa.
Essa ferramenta, que tem se popularizado no mercado de trabalho, consiste em treinar um profissional em início de carreira em uma ou mais funções dentro da organização durante um período que varia, na maioria das vezes, de seis meses a dois anos.
''Hoje as empresas têm se expandido, mas encontram dificuldades principalmente para contratar bons gestores. O trainee dá a chance de um jovem ser preparado para um dia ocupar essas vagas'', aponta a psicóloga Tânia Barbieri, especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas e professora de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Norte do Paraná (Unopar).
Segundo ela, outro fator benéfico para ambas as partes é o desejo do jovem de evoluir dentro da empresa. ''O trainee vê a possibilidade de crescimento profissional e ganha capacitação. A empresa ganha colaboradores motivados e com potencial'', avalia Tânia.
Mesmo com os custos de treinamentos investidos para preparo desses profissionais, a professora aponta que o trainee reduz gastos, uma vez que sai mais caro buscar um gestor já capacitado em outras empresas. ''Com o preparo desses funcionários a empresa consegue suprir sua própria demanda e não precisa ir ao mercado buscar alguém já capacitado e que talvez leve um tempo para se adequar às normas organizacionais'', complementa.
A Cooperativa Sicred União, que atua no Norte do Paraná, está em sua quarta turma, desde a implantação do programa em 2009. Segundo a assessora de Gestão de Pessoas, Tatiane Terezan Lopes, são desenvolvidos seis trainees regionais - dois em Londrina, dois em Maringá, um em Cianorte e um em Paranavaí - uma vez ao ano. ''Buscamos jovens do terceiro e quarto anos do curso de Economia ou Administração'', diz.
Na cooperativa, esses profissionais são preparados inicialmente para a função de assistente de negócios. ''Preparamos eles para a área negocial que hoje é a que mais tem demanda de profissionais'', aponta Tatiane.
O programa da instituição financeira pode durar de 12 a 18 meses de acordo com o perfil do candidato e as necessidades apontadas pelo acompanhamento feito desse profissional. ''O trainee é recompensador porque eles aprendem com mais facilidade sobre a cultura da empresa, até porque muitos estão na condição de primeiro emprego'', informa.
A Belagrícola também se utiliza do programa de trainee desde 2009. De acordo com a coodernadora de desenvolvimento humano, Wivian Christina Mineiro Sá, as vagas são voltadas para engenheiros agrônomos, com no máximo dois anos de formação. ''O trainee precisa estar formado para entrar'', avisa.
Ela informa que após ser inserido na empresa, o novo colaborador é alocado em uma das 54 filiais. ''O foco é desenvolver agrônomos para o campo que possam dar assistência técnica e fazer a venda de produtos'', afirma.
Wivian informa que o intuito do programa é aproveitar 100% do total de profissionais encontrados pelo projeto. A coordenadora diz ainda que em média o trainee dura de seis meses a um ano e meio e são feitas avaliações durante o processo.
Para ela, o programa é peça chave para o crescimento não só do profissional, mas também da empresa. ''O programa é fundamental, porque é a nossa chance de preparar e ter mão de obra com qualificação, o que está em falta hoje em dia'', enfatiza.

mockup