| |

Empregos & Concursos 5m de leitura

Projeto paranaense fica em segundo lugar em competição nacional

ATUALIZAÇÃO
21 de agosto de 2016


AUTOR

Equipe paranaense premiada desenvolveu um sistema de monitoramento de vagas de estacionamento em vias públicas



Dos mais de 2 mil projetos inscritos na Telit Cup Brasil deste ano, apenas dez chegaram à final e dentre eles mais um era paranaense. O SysPark, sistema de monitoramento de vagas de estacionamento em vias públicas, ficou com a segunda colocação na competição. Criado por Tatiana Stoski, Felipe Gabardo e Eduardo Domingues, também alunos da UTFPR, a ferramenta possibilita identificar vagas livres através de um aplicativo no celular.
O projeto propõe a instalação de câmeras que permitam o controle simultâneo das vagas nas vias públicas, inclusive as preferenciais de idosos e deficientes. As informações captadas pelas câmeras são enviadas para uma central, que indica aos usuários do aplicativo onde há vagas livres, já traçando a rota até ela através de um GPS.
Eduardo Gabardo explica que a solução foi inspirada em um sistema já utilizado por alguns supermercados e shoppings, em que o controle de vagas no estacionamento é feito através de câmeras. "Nesse sistema, eles precisam de uma câmera para cada duas ou quatro vagas. O nosso projeto prevê a utilização de câmeras de monitoramento de vias, com maior alcance, que poderiam controlar as vagas de até quatro quadras", compara o estudante.
"Fizemos estudos que mostraram que grande parte do tráfego em algumas regiões das cidades é de motoristas procurando por vagas. Com esse sistema de monitoramento, seria possível diminuir o trânsito e, consequentemente, a emissão de poluentes", explica o professor orientador do projeto, Daniel Rossato de Oliveira. (J.G)

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS