Presidente do CRMPR diz ser ilusória a boa remuneração
Medicina lidera o ranking das profissões que mais tiveram aumento salarial na última década. Um dos motivos para isso ocorrer, conforme o estudo, é a falta de mão de obra.
O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), Alexandre Gustavo Bley, afirma que, em alguns casos, é ilusório acreditar que os profissionais estão sendo bem remunerados. ''Sabemos de lugares que pagam muito menos do que os R$ 9,8 mil por 20 horas que seria o previsto e também há lugares que prometem pagar bom salários, mas atrasam os pagamentos e alguns médicos ficam meses sem receber'', lembra.
Bley reforça que algumas prefeituras ofereçam salários atrativos, mas não dispõe de infraestrutura necessária para que o médico desempenhe sua função da melhor maneira, isso faz com que muitos abram mão de assumir o cargo.
Na opinião dele, apesar de Medicina ser uma das poucas profissões onde não há risco de desemprego, algo precisa ser feito para melhorar a estrutura oferecida pela saúde no País e também a qualificação dos futuros médicos. ''As autoridades constituídas tem que pensar um modelo de saúde, pactuado com a sociedade. Falta um planejamento de longo prazo, um projeto de Estado. O que vemos na prática são projetos de governo para aquele determinado mandato. Essa falta de estrutura reflete diretamente no trabalho médico'', pondera. ''Temos que entender que um profissional qualificado e capacitado somente beneficia o sistema, pois seu poder de resolver é muito maior, agilizando o atendimento'', completa.
Para quem sonha em fazer o curso, Bley garante que Medicina é uma profissão apaixonante, mas salienta que o interessado precisa ter algumas características fundamentais como gostar de lidar com o público e estudar, ter consciência que a profissão absorve muito tempo e não ter medo de tomar decisões. (V.F.)






