Na agência de recrutamento e seleção Labor, a realidade constatada na pesquisa da Manpower Group também é verificada, conforme a gerente Célia Liboni. "Temos muita dificuldade em preencher vagas que requerem conhecimento técnico e específico. A escassez de profissionais qualificados nas áreas citadas pelo estudo é um desafio para todos", diz.

Como os bons profissionais das áreas com grande demanda estão bem colocados no mercado, as empresas têm de optar por outros que tenham ao menos perfil comportamental adequado ao que procuram. "É muito mais viável contratar alguém com um perfil que assemelha-se aos valores da empresa e treiná-la, em vez de uma pessoa com baixa competência técnica".

Um ponto que a gerente destaca é a demanda urgente e pontual devido à movimentação da economia local. "O aumento crescente da construção civil em Londrina, por exemplo, causou uma corrida atrás de engenheiros. Na ocasião, esta era a vaga com maior dificuldade de preenchimento. Agora, a inauguração recente de dois grandes shoppings centers já começa a apresentar demanda por vendedores."

Se faltam profissionais qualificados, a situação é agravada pelos cargos cuja remuneração é baixa e jornada de trabalho fora do horário comercial, como complementa a consultora de Recursos Humanos (RH), Dayane Lucas, da agência Admita. "Além de abrir mão de uma série de requisitos, a responsabilidade de formação nestes casos fica por conta da empresa", observa a consultora. (M.T.)

mockup