Receber um dinheiro extra é bom e todo mundo gosta, ainda mais quando é resultado do esforço coletivo para fazer com que o negócio alavanque ainda mais. Seja através do PPR (Programa de Participação nos Resultados) ou de outros projetos, a verdade é que a bonificação valoriza e incentiva os colaboradores a continuarem com o bom trabalho.

Proprietário da Hydronorth, empresa cambeense do ramo de tintas, Matheus Góis explica que a empresa criou um programa de compartilhamento de resultados que vai além das bonificações exigidas pela lei. Ele conta que o projeto UAU, como foi chamado, está acima das metas definidas pela empresa ao longo do ano, que já trazem melhorias na remuneração dos colaboradores. Segundo ele, foi estipulado um percentual acima do que a empresa queria atingir e, ao ultrapassar esse alvo, 50% desse valor seria dividido entre os funcionários da empresa.

No final do ano, todas as metas foram ultrapassadas, o que rendeu um resultado de R$ 1,7 milhão para ser dividido entre os 192 colaboradores da empresa. A bonificação de cada trabalhador ficou na casa dos R$ 7 mil, o que representa até quatro vezes o valor do salário de alguns. Góis ressalta que essa não é a primeira vez em que a bonificação é dividida entre os funcionários, já que em 2019 eles também receberam um valor extra, mas que não foi tão significativo quanto agora.

Esse bônus entregue aos funcionários é resultado, segundo o empresário, de anos de trabalho. “Não é só criar o programa e colocar para rodar, você tem que ter todo um ambiente para que as pessoas consigam atingir a meta, você tem um trabalho de arquitetura organizacional, que é colocar as pessoas certas no lugar certo, você tem um trabalho de cultura de resultados de alta performance, então tem muitas sementes que vão sendo plantadas ao longo do tempo”, explica, complementando que foram, pelo menos, cinco anos de planejamento.

Indiretamente, ele explica que o objetivo da bonificação é trazer motivação para os colaboradores, mas que, ao mesmo tempo, é fomentar que o ambiente de trabalho seja de confiança, principalmente entre os líderes e suas equipes. “A gente procura criar todo um ambiente para que o time se sinta engajado, primeiro com o propósito do negócio e, segundo, com o legado que elas podem deixar com o trabalho delas”, aponta.

ESPIRAL POSITIVA

Segundo ele, isso gera uma espiral positiva para que todo o time coopere em busca dos resultados. “Quando isso acontece, a gente tem a satisfação de trabalhar nesse lugar, ainda mais se os resultados são atingidos e, ainda mais, se a empresa reconhece os esforços para os resultados, como uma premiação como essa”, afirma.

Em 2024, o ambiente positivo também trouxe resultados, já que as metas para o primeiro trimestre já foram batidas. A expectativa é de que os resultados planejados para o ano sejam alcançados e que os colaboradores possam aproveitar novamente a bonificação. “As empresas estando mais estáveis, com os resultados sendo atingidos, [o bônus] é um ponto de reflexão e de incentivo para que elas possam criar mecanismos de compartilhamento dos resultados gerados porque as pessoas que estão ali é que ajudaram a entregar [os resultados]”, afirma.

REALIZANDO SONHOS

Entre os funcionários, muitos planos saem do papel e ganham forma com o dinheiro extra recebido neste início de ano. Para a analista de departamento pessoal Cristielly de Souza Gomes da Silva, 28, o bônus custeou toda a viagem da família para Foz do Iguaçu. No passeio de cinco dias, eles puderam conhecer as Cataratas do Iguaçu e outras atrações da cidade, sendo a primeira vez que a mãe e a sogra ficaram hospedadas em um hotel. “Elas ficaram encantadas com a quantidade de água nas Cataratas porque elas só têm o hábito de ver pela televisão e não tem a dimensão [do tamanho do parque]”, ressalta.

Ela admite que a viagem só saiu do papel por conta do bônus pago pela Hydronorth aos funcionários, caso contrário, eles teriam que se preparar com alguns meses de antecedência para que os gastos não comprometessem o orçamento da família.

Há um ano e meio na empresa, a funcionária relata que o bônus é uma motivação a mais para se empenhar no trabalho e atingir todas as metas, já pensando na bonificação do ano que vem, o que é bom para os dois lados. “A empresa sabe que as pessoas vão trabalhar em prol de atingir todas as metas e poder comemorar o prêmio no ano que vem”, afirma, complementando que ainda está pensando no que investiria o valor no próximo ano.

Para a assistente administrativa de produção Maria Fernanda de Mello Araújo, 22, a bonificação vai permitir com que ele compre o tão sonhado carro. Ela conta que já tinha um valor guardado, mas que o dinheiro extra vai fazer com que o sonho ganhe forma, cor e modelo. A expectativa é de dar uma entrada generosa e financiar o restante. “Hoje em dia, ter um carro não é mais um luxo, é uma necessidade, e era algo que eu tinha em mente, então estou focada em conquistar”, diz.

Segundo Araújo, receber uma bonificação motiva os funcionários e é uma forma de sair da zona de conforto e se desafiar. “Você quer fazer mais por você e pela empresa”, pontua. “Na minha opinião, muitas [empresas] deveriam aderir a esse método”, finaliza.

ESFORÇO COLETIVO

Head de Gente e Cultura do Sicredi Dexis, Júlio Cézar Cruz da Trindade explica que a atuação ativa de toda a equipe possibilitou a criação de círculo de cooperativismo. Segundo ele, o relacionamento positivo com cada associado desencadeia uma série de impactos positivos, beneficiando todos que compõem o ecossistema da empresa. “O nosso associado, a comunidade em que atuamos, os nossos parceiros e os nossos colaboradores se dedicam diariamente para contribuir com o propósito da cooperativa de construir uma sociedade mais próspera”, aponta.

Uma das formas encontradas pela empresa de manter esse cooperativismo é o programa de participação nos negócios, em que todos os 1.400 colaboradores recebem determinados valores após a empresa alcançar seus objetivos e resultados projetados. “Está na nossa essência cooperar e trabalhar em equipe; então acreditamos que resultados sustentáveis vem através de um esforço compartilhado, incentivamos o olhar coletivo mais do que a individualidade”, ressalta.

Trindade afirma que os colaboradores estão no centro de tudo. Então, dessa forma, é necessário compartilhar não apenas os desafios, mas também as conquistas. Para ele, esse benefício é como uma ponte para os sonhos, já que, de acordo com os relatos dos colaboradores, alguns já conseguiram dar entrada no veículo ou na casa própria.

INVESTIMENTO

Thiago Andrez dos Santos Souza, 37, gerente de Agência do Sicredi Dexis, reforça que o bônus a mais é uma forma de tirar os sonhos do papel ou fazer algum investimento. Ele admite que uma parte do que recebe é sempre destinada para os projetos pessoais e a outra fica investida. “Além do salário e dos demais benefícios que a gente tem aqui na cooperativa, o PPR [Programa de Participação nos Resultados] é uma forma de valorizar o colaborador e os esforços que ele faz no dia a dia. Isso faz com que a gente trabalhe mais motivado”, afirma.