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Oito em cada dez profissionais não querem trabalhar em empresas envolvidas em corrupção

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21 de julho de 2016


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Oito em cada dez profissionais deixam de se candidatar em vagas de empresas marcadas por escândalos de corrupção, desvios de dinheiro ou problemas que ferem os seus valores. É o que revela levantamento inédito realizado pela VAGAS.com, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para recrutamento e seleção, sobre Percepção dos Valores Praticados nas Empresas.
O estudo foi realizado em maio deste ano por e-mail para uma amostra da base de currículos cadastrados no portal de carreira VAGAS.com.br. O objetivo da pesquisa era entender quais os valores que os colaboradores praticam no ambiente de trabalho e se estão em conformidade com os valores adotados pelas empresas. Dos 1.402 respondentes, 53% é composto por homens e 47% por mulheres, possuem idade média de 26 anos, nível superior (56%) e mais da metade está desempregada (58%).
Para Rafael Urbano, coordenador da pesquisa na VAGAS.com, a conduta corporativa das empresas tem gradativamente ganhado relevância junto aos profissionais. "As companhias que não se atentarem aos seus valores éticos e morais certamente perderão talentos. Os profissionais têm receio em ter suas carreiras vinculadas às empresas com condutas duvidosas", avalia.
Valorização humana, respeito e ética são os valores mais bem avaliados
A pesquisa da VAGAS.com também procurou conhecer quais são os valores mais considerados pelos profissionais na hora de se candidatar a uma vaga. Valorização humana (79%), respeito (78%) e ética (78%) estão entre os mais bem avaliados. Outros aspectos mencionados são: comprometimento (71%), transparência (68%) e qualidade de vida (68%). (Veja gráfico)
"Os profissionais estão considerando em primeiro plano os aspectos mais humanos em detrimento de outros relacionados aos negócios como inovação e sustentabilidade", ressalta Urbano.

O QUE PENSAM
Os profissionais acreditam, contudo, que o sucesso ou o fracasso da companhia está intrinsecamente ligado aos valores que ela pratica. De acordo com a base dos consultados na pesquisa, 89% acreditam nesta afirmação. Apenas 11% não condicionam os resultados da empresa aos valores.
Outro fator interessante do levantamento é que 67% dos respondentes acreditam que as empresas que trabalham ou trabalharam praticam os valores declarados ante 33% que não tiveram essa mesma percepção.

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