Vídeo que recebi de um amigo. Um professor mostra um copo cheio d'água aos alunos e pergunta quanto acham que pesa. Eles dão seus palpites. Então o professor diz:

- “O peso absoluto deste copo pouco importa. Tudo depende do tempo em que eu o seguro com a minha mão. Se por um minuto, nada acontece. Se por uma hora, o meu braço começa a doer. Por um dia inteiro, o meu braço vai ficar dormente e paralisado. O peso do copo não mudou. Porém, quanto mais tempo eu o segurar, mais pesado ele ficará para mim.

As preocupações da vida são como este copo d´água. Se você pensa sobre elas por pouco tempo, não há problema. Pensar por longo tempo, elas começam a machucar. E se o fizer por um dia inteiro, você acaba paralisado e incapaz de fazer qualquer outra coisa.”

Ele conclui dizendo: “Então, largue o copo!”

É uma dica maravilhosa. E talvez você pense: “...e muito difícil também”. Eu concordo.

Mas tudo na vida depende de hábitos: ler, caminhar, fumar, consumir drogas... Isto se incorpora em mim conforme a repetição frequente.

Romper o pensamento negativo nas preocupações é difícil no princípio. Mas depois de fazer, fazer, e fazer de novo, nós teremos adquirido o comportamento que proporciona autodomínio, paz e confiança diante das situações que antes nos estressavam e roubavam vitalidade, saúde e a nossa inteligência para resolvê-las.

Eu nunca fui inconsequente a ponto de crer em transformações instantâneas. Mas em ‘água mole em pedra dura tanto bate até que fura’, nisto, sim, eu acredito. Quero dizer: trabalhe duro até conseguir autodomínio, até afastar a paralisia da sua mente. Depois repita, repita e repita de novo até conseguir cancelar o comportamento negativo... e largar o copo!