Um mundo em constante mudança e evolução exige do profissional o mesmo: que ele se mantenha atualizado e que traga no currículo diferenciais valorizados no mercado de trabalho. O campus de Londrina da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) tem um curso de especialização que vai ao encontro com as necessidades desse profissional: o MBA em Gerenciamento de Projetos. A especialização trabalha todas as técnicas que envolvem o desenvolvimento de um projeto, que pode ser a porta de entrada do profissional para o primeiro emprego ou para a recolocação no mercado de trabalho.

Marcos Ferreira: "A universidade federal já dá uma chancela muito forte para o profissional e a experiência que a gente tem aqui no campus de Londrina com o MBA complementa tudo”
Marcos Ferreira: "A universidade federal já dá uma chancela muito forte para o profissional e a experiência que a gente tem aqui no campus de Londrina com o MBA complementa tudo” | Foto: Jessica Sabbadini

Marco Ferreira, coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos da UTFPR, explica que o profissional graduado em qualquer área de ensino pode cursar a especialização, principalmente pelo fato de que no MBA ele vai ter um conhecimento que geralmente não é passado durante o ensino superior. “A gente montou o MBA focado em profissionais que se formaram há pouco tempo e estão buscando uma área de atuação, mas principalmente para aqueles que já estão atuando no mercado de trabalho e sentem aquela carência de conhecimento”, detalha.

Ele explica que o MBA é desenhado através de algumas áreas de conhecimento, sendo que a primeira é mais gerencial, com disciplinas envolvendo marketing, finanças e operações. Já avançando, a especialização abrange áreas mais específicas do gerenciamento de projetos, como gerência de cronograma, de escopo e de portfólio.

NA PRÁTICA

O MBA também conta aulas sobre ferramentas e softwares utilizados no gerenciamento de projetos, como o Trello e o Jira. Ao final do curso, o estudante desenvolve um trabalho - com a mentoria dos professores - onde ele deve aplicar na prática os conceitos aprendidos ao longo dos meses em sala de aula.

Ferreira destaca que o que o mercado de trabalho espera de um profissional é a capacitação técnica específica da área em que ele vai atuar, que é compartilhada por todos que fizeram a mesma graduação. Entretanto, o que pode fazer a diferença para que um profissional com a mesma formação do que o outro se destaque mais é a capacidade que ele tem para gerenciar projetos, que é adquirida através do MBA. “Isso faz com que ele tenha conhecimentos adicionais em relação aos seus colegas”, pontua.

Somado a isso, o coordenador ressalta que o peso que o nome da UTFPR traz também faz a diferença na hora de concorrer e conquistar o tão almejado emprego dos sonhos. “A gente abriu agora a sétima turma presencial e estamos agora com a segunda turma à distância, então nós já temos uma experiência longa com cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos. A universidade federal já dá uma chancela muito forte para o profissional e a experiência que a gente tem aqui no campus de Londrina com o MBA complementa tudo”, afirma.

APLICAÇÃO DIRETA NO DIA A DIA

Marco Ferreira pontua que a mudança do profissional ao entrar e ao sair da especialização é nítida, já que conforme ele vai absorvendo os conhecimentos em sala de aula ele já consegue ir aplicando no trabalho. “O aluno vai adotando práticas dentro da organização, gerando resultados e fazendo com que a própria empresa mude”, explica, ressaltando que muitos alunos do MBA influenciam colegas de trabalho a se matricularem na especialização. Em um cenário em constante mudança, Ferreira frisa que o profissional precisa seguir esse ritmo e também estar em evolução.

Além disso, o coordenador destaca que o networking dos estudantes é ampliado através do MBA, permitindo com que eles conversem e mostrem as habilidades para muitos profissionais. Segundo ele, isso é de grande ajuda para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. “Quando uma empresa tem uma vaga de emprego, ela acaba recorrendo àqueles profissionais que ela já conhece. Da mesma forma que o profissional que conhece alguém que trabalha naquele local vai ter referências da empresa, o que é um ponto positivo a ser levado em conta no processo seletivo. O caminho fica mais fácil para você conseguir a colocação ou recolocação no mercado de trabalho”, afirma.

VISÃO EXECUTIVA

José Luis Dalto é idealizador e um dos professores do MBA em Gerenciamento de Projetos da UTFPR, que surgiu a partir de uma percepção de que as empresas estavam atrás de uma formação do profissional através da gestão de projetos. Mais atual do que nunca, ele garante que a metodologia deixa o profissional com um nível de acurácia muito alto, tanto na parte produtiva quanto na parte técnica, ao mesmo tempo em que deixa as empresas mais competitivas. Segundo o professor, o MBA em Gerenciamento de Projetos traz uma metodologia que permite que o profissional possa gerenciar qualquer tipo de projeto em qualquer área, com técnicas para a gestão do escopo, prazos, dos recursos, dentre outras habilidades.

Para José Luis Dalto, um dos principais diferenciais do profissional que passa por um MBA é a aquisição de uma "visão executiva"
Para José Luis Dalto, um dos principais diferenciais do profissional que passa por um MBA é a aquisição de uma "visão executiva" | Foto: Jessica Sabbadini

Ele destaca que um dos principais diferenciais do profissional que passa por essa formação é a aquisição de uma “visão executiva”, em que ele se torna mais assertivo na tomada de decisões relacionadas ao projeto, assim como desenvolve habilidades de liderança, comunicação e resolução de conflitos. “O profissional fica muito mais eficiente e competitivo, permitindo que ele saia [do MBA] mais preparado para buscar cargos executivos se assim ele desejar”, pontua.

Além da formação do profissional, Dalto também ressalta que os estudantes são estimulados a ampliarem a sua rede de negócios. “Dentro da própria sala de aula ele já pode sair com um nível de empregabilidade diferente do que ele entrou, sendo que a sala de aula é um espaço que pode ser utilizado para que ele faça uma busca ativa por uma colocação ou recolocação no mercado profissional”, pontua.

O professor destaca que o MBA é uma ótima oportunidade para os estudantes que estão saindo da graduação e querem se preparar de forma mais adequada para o futuro profissional, assim como para quem já está no mercado de trabalho há algum tempo e busca novas oportunidades, tanto dentro quanto fora da empresa.

Ex-aluna destaca autoconfiança e networking

Formada em engenharia de produção pela UTFPR em 2019, Bárbara Feltrin, 34, já se matriculou no ano seguinte no MBA em Gerenciamento de Projetos, que foi concluído em 2021. Ela admite que o mercado exige do profissional uma especialização e, mesmo não trabalhando especificamente na área de gerenciamento de projetos, ela percebeu que muitos dos conhecimentos que o MBA fornece são fundamentais no desenvolvimento do trabalho.

Bàrbara Feltrin: “Tudo é projeto. Tudo tem que ser planejado e é necessário levar em consideração as etapas para que o projeto seja finalizado. Hoje em dia eu uso muito os conhecimentos [na prática]”
Bàrbara Feltrin: “Tudo é projeto. Tudo tem que ser planejado e é necessário levar em consideração as etapas para que o projeto seja finalizado. Hoje em dia eu uso muito os conhecimentos [na prática]” | Foto: Marcelo Pedroti/Divulgação

Na época atuando como analista de processos em uma empresa familiar de Londrina, agora ela trabalha como engenheira de cibersegurança em uma filial americana da Ambev. “Com certeza [o MBA ajudou a conseguir a recolocação no mercado de trabalho], tanto por ser de gerenciamento de projetos quanto pelo nome da UTFPR, que tem bastante peso dentro do mercado”, explica.

Segundo ela, a vantagem da especialização em gerenciamento de projetos é que é possível utilizar os conhecimentos em qualquer área de atuação profissional. “Tudo é projeto. Tudo tem que ser planejado e é necessário levar em consideração as etapas para que o projeto seja finalizado. Hoje em dia eu uso muito os conhecimentos [na prática]”, ressalta, destacando que o contato com as técnicas durante as aulas era uma das partes mais positivas durante a formação. Além disso, ela ressalta que o networking e a troca de informações e experiências entre os estudantes também são pontos altos do MBA.

Feltrin garante que não é mais a mesma de antes da especialização, já que agora ela tem mais confiança na hora de colocar os conhecimentos em prática durante o trabalho. “O curso é bastante completo para te dar segurança para trabalhar todas as etapas de um projeto”, finaliza.

`A metodologia ajuda bastante na tomada de decisão´

Nelson Toba, 46, é formado em desenho industrial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e tem uma empresa de design de produtos. Ressaltando a importância de sempre buscar um aperfeiçoamento profissional, ele conheceu o MBA em Gerenciamento de Projetos e decidiu que era o momento certo para embarcar na jornada. Ele mora em Curitiba e desde março cursa o MBA à distância.

Nelson Toba, de Curitiba, faz o curso de MBA a distância: “É um conhecimento a mais que faz a diferença no trabalho do dia a dia”
Nelson Toba, de Curitiba, faz o curso de MBA a distância: “É um conhecimento a mais que faz a diferença no trabalho do dia a dia” | Foto: Andressa Sella

Segundo o empresário, algumas técnicas que são trabalhadas dentro da especialização ele coloca em prática no dia a dia, principalmente em relação ao gerenciamento de cronograma. “A metodologia ajuda bastante na tomada de decisão durante o desenvolvimento de um projeto”, ressaltando que o MBA traz uma visão geral de como um projeto deve ser trabalhado.

Toba pontua que hoje não tem funcionários, mas garante que se estivesse em processo de contratação, iria priorizar os profissionais que tivessem a especialização em gerenciamento de projetos. “É um conhecimento a mais que faz a diferença no trabalho do dia a dia”, afirma.

Sobre o MBA, ele destaca como principais pontos positivos o formato à distância e a possibilidade de assistir às aulas nos horários em que o trabalho permite. “A faculdade é algo muito teórico, então quando você tem a oportunidade de fazer um MBA, que alia a prática e a teoria, você consegue matar todas as dúvidas”, afirma.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o MBA em Gerenciamento de Projetos da UTFPR têm valor de R$ 350 e seguem abertas até 7 de novembro. São 200 vagas para educação a distância, com previsão de uma turma presencial no ano que vem. Interessados podem se inscrever no site https://materiais.v3utfpr.com.br/utfprmbaemgp_prevenda.