Liderança feminina ganha reconhecimento à frente das empresas
Existem mais de 40% das empresas lideradas por mulheres no Paraná, em Londrina há referências em segmentos variados
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
Existem mais de 40% das empresas lideradas por mulheres no Paraná, em Londrina há referências em segmentos variados
Walkiria Vieira
No Paraná, mais de 40% das empresas são lideradas por mulheres, de acordo com dados atualizados do Sebrae/PR, que leva em conta 713 mil empresas formais no estado - lideradas por mulheres. Com determinação e visão inovadora, estão transformando o cenário empresarial do estado, superando desafios e impactando positivamente a sociedade.
Em 19 de novembro é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino e felizmente há motivos para celebrar, dada a trajetória de empreendedoras presentes em ramos tão distintos quanto competitivos em todo o País.
Quando a jogadora de vôlei Vera Ramos Antunes deixou as quadras, o mercado não sabia o talento que a ex-oposta guardava. Presidente da Centrallimp e Vice-Presidente da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina, revela uma folha de pagamento de 2 milhões para honrar. Sua empresa está presente em seis estados e a empresária reconhece a grande responsabilidade que abraça diariamente. "Minha origem é humilde e o asseio de minha mãe é uma grande referência", diz.
Com mais de 25 anos no segmento de facilities, Antunes contrata profissionais para trabalhar em portarias, limpeza, recepção, jardinagem, entre outros - e considera que sua missão é otimizar os esforços das equipes para atingir os objetivos de expansão e solidificação da marca no Brasil. "São profissionais que contratamos e treinamos para atuar em outras empresas, mas todos com registros profissionais e benefícios fornecidos pela Centrallimp", reforça. Com ampla atuação, sua marca está presente em indústrias, varejo, condomínios, órgãos públicos, escolas, universidades, clínicas, hospitais e escritórios.
Motivada pela inovação e criatividade, sua paixão é empreender e buscar novos desafios. Grande parte de suas conquistas estão ligadas à sua capacidade nata em liderar equipes, na expansão de novos negócios, planejamento estratégico e governança corporativa. Atualmente, são 2 mil trabalhadores com carteira assinada pela Centrallimp.
Como Vice Presidente da ACIL , utiliza sua experiência profissional para, em parceria com a associação, criar alternativas inovadoras referentes às demandas dos associados e buscar maior representatividade das empresas perante os demais setores da sociedade.
Determinada em apoiar e orientar empreendedores no início de suas jornadas, Antunes também é Investidora Anjo na Smart Value Investment S/A desde 2017, além de participar da formação da Turma de Investidores Anjo junto com Sebrae PR e Harvard Angels Brasil, pois acredita no potencial da inovação brasileira.
Em 2023, tornou-se membro do Comitê de Gestão do Lide Paraná. Sua jornada empreendedora e o profundo conhecimento nos negócios, proporcionou a Vera o cargo de Conselheira de Sicoob Ouro Verde - região de Londrina e a participação da Governança de Cidades Inteligentes de Londrina.
DELIVERY DE COMIDA JAPONESA
A atuação feminina na maior operação de comida japonesa no delivery do Sul do país impõe respeito. Juntas, as sócias Maria Clara Rocha, Maria Fernanda Canizares e Emiko Koyama já possuem um case de sucesso para inspirar. Principalmente em razão de um começo bastante desafiador.
Afinal de contas, o Grupo MTG Foods - Matsuri, Matsuri To Go e Mok The Poke, é exemplo de que o caminho dos negócios não é linear. Antes de enfrentar uma dívida de R$ 5 milhões no período da pandemia, o restaurante Matsuri, localizado no Paraná, foi eleito por oito anos (2012 a 2019) como o mais lembrado da cidade de Londrina pela premiação Top Nikkey.
Entretanto, os títulos não evitaram o caminho turbulento, mas garantiram uma cultura de qualidade que foi decisiva para os anos posteriores. Atualmente conduzido por Raphael Koyama, filho dos fundadores, e as sócias Maria Clara Rocha e Maria Fernanda Canizares, a operação se tornou a maior do Sul do Brasil em comida japonesa nos formatos delivery e take-away, com 50 operações e tem projeção de faturamento de R$ 70 milhões com três marcas: Matsuri, Matsuri To Go e Mok The Poke.
Fato relevante é que a narrativa do empreendedorismo feminino sempre foi um alicerce forte no Grupo MTG Foods. O manifesto “Desistir não é opção” foi dito por Emiko Koyama em meio a dívida de R$ 5 milhões. A criação e entrada do Mok The Poke para o Grupo foi uma provocação da sócia Maria Clara Rocha, que desenvolveu a marca em meio a carreira corporativa: de dia trabalhava como engenheira civil e após o expediente mergulhava no empreendedorismo.
MOK THE POKE: 23% DAS OPERAÇÕES DO GRUPO
A operação foi criada em 2022 a partir do olhar estratégico da empreendedora que previu um mercado em ascensão. “Da harmonização dos insumos, primeiros testes até o branding, desenvolvemos tudo do zero com a premissa de que os consumidores gostariam de ter liberdade de escolha nos ingredientes e que a demanda por alimentos saudáveis e leves seria cada vez maior”, diz a CEO da operação.
De R$ 20 mil de faturamento no primeiro mês de operação em 2022, o Mok The Poke chegou em R$ 6 milhões no primeiro semestre de 2024, representando 23% das operações do Grupo MTG Foods. Atualmente Maria Clara abriu mão da engenharia civil e além do Mok The Poke é responsável pela interface com os mais de 2.000 clientes que as operações, juntas, atendem por dia, implementação de novas lojas do grupo, estruturação de dados e marketing.
Lembram da operação física do restaurante Matsuri lá do início?! Ele foi reaberto no final de 2023, em uma área de 700m2, capacidade para 160 pessoas e com 40 colaboradores diretos, na cidade de Londrina, no Paraná. R$ 2 milhões foram investidos para tirar a unidade do papel. A previsão de faturamento para 2024 é de R$ 11 milhões.
PRÊMIO EMPREENDEDORA CURITIBANA
Aline Kalinoski é um exemplo desse movimento. Mesmo com uma carreira em ascensão em uma multinacional, onde teve a oportunidade de viajar pelo mundo, liderar projetos globais e explorar diferentes mercados e culturas, Aline percebeu que sua verdadeira vocação era criar algo próprio.
Com formação em Administração e especializações em Finanças e Marketing Estratégico, Kalinoski reuniu toda sua bagagem profissional, identificou uma oportunidade de mercado e decidiu fundar sua própria agência de marketing para ajudar em negócios - especialmente aqueles liderados por mulheres - a escalarem e se consolidarem no mercado.
Assim nasceu a Nowa Marketing, uma agência com raízes em Curitiba, mas com alcance nacional. Ao lado de Paula Kodama, sócia igualmente inspiradora, a empresa vem crescendo e se destacando pela capacidade de criar estratégias inovadoras e personalizadas, levando empresas a novos patamares de sucesso.
A trajetória de Aline Kalinoski é uma das razões pelas quais a empresária está como finalista do Prêmio Empreendedora Curitibana, promovido pela Prefeitura de Curitiba e o ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão. Aline concorre na categoria Pequena Empresa, destacando-se pelo impacto positivo de suas iniciativas no marketing digital.
Atualmente, a empresa oferece serviços como gestão de redes sociais digitais, criação de branding e identidade visual, produção de fotos e vídeos, gestão de tráfego, landing pages e consultoria. "Receber esse reconhecimento é uma honra e a indicação para o prêmio simboliza um retorno gratificante por toda a dedicação e trabalho", afirma.
Entre 30 de outubro e 15 de novembro, ocorrerá a votação popular on-line, que somará os 3 pontos restantes. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 19 de novembro, Dia do Empreendedorismo Feminino.
O prêmio reconhece mulheres empreendedoras que se destacam nas categorias Microempreendedora Individual (MEI); Microempresa; Pequeno Porte; Médio Porte; e Grande Porte.
Saiba mais sobre o Prêmio Empreendedora Curitibana: Mais informações neste site