Giovana Matos busca nos cursos profissionalizantes melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho
Giovana Matos busca nos cursos profissionalizantes melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho | Foto: Arquivo Pessoal

As inscrições para cursos técnicos gratuitos no IEEL (Instituto de Educação de Londrina) terminam nesta sexta-feira (26), as oportunidades são para jovens e adultos que querem se adequar ao mercado de trabalho e investir em conhecimento.

Cursos profissionalizantes abrem portas para o mercado de trabalho
Cursos profissionalizantes abrem portas para o mercado de trabalho | Foto: iStock

Se especializar em uma formação técnica ajuda os jovens a se inserirem no mercado de trabalho com melhores qualificações e oportunidades. Atualmente o país possui 14,4 milhões de pessoas a procura de trabalho, segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados no 2° semestre de 2021. Muitos jovens estão à procura do primeiro trabalho e há aqueles que tentam se realocar no mercado após perderem o emprego na pandemia. A possibilidade de realizar o curso técnico de forma gratuita abre portas e ajuda as empresas a terem melhores profissionais capacitados.

As oportunidades oferecidas pelo IEEL são na área de Técnico em Administração Integrado (3 anos) e Formação de Docentes – magistério (3 anos). No período noturno, os cursos são oferecidos pelo SEED (Secretária de Educação Estadual do Paraná) com duração de 1 ano cada. Os cursos são na área de Técnico em Transações Imobiliárias, para quem deseja atuar em empresas do setor imobiliário e Técnico em Serviços Jurídicos, para quem deseja atuar em escritórios de advocacia, autarquias, empresas privadas e setores públicos. Para Cursos de Educação Profissional na modalidade integrado ao Ensino Médio o requisito é a conclusão do Ensino Fundamental, já para a modalidade subsequente ( Pós Médio) o requisito é a conclusão do Ensino Médio – ambos não possuem restrição de idade.

É UMA CHANCE PARA OS JOVENS

Giovana de Freitas Matos, 18 anos, está no 3° ano do ensino médio, ela acredita que os cursos profissionalizantes são importantes para jovens e adultos. “É uma forma de introduzir os jovens ao mercado de trabalho, que vem se atualizando, e que busca a cada dia profissionais mais capacitados e competentes”.

Giovana Matos busca nos cursos profissionalizantes melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho
Giovana Matos busca nos cursos profissionalizantes melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho | Foto: Arquivo Pessoal

É o que Marcos Rogério Arcanjo, Secretário Geral do IEEL, também acredita, “O aluno que investe em um curso no ensino profissionalizante terá uma geração de melhores oportunidades de emprego e renda no mercado de trabalho”. Atualmente, o IEEL forma em média 300 alunos em Cursos de Educação Profissional. Os cursos são realizados na modalidade presencial de segunda á sexta-feira conforme calendário escolar vigente. O secretário diz que estão analisando o que o mercado de trabalho necessita para abrir cursos em outras áreas. Para aqueles que estão cursando, há a possibilidade de atuarem na área mediante ao estágio remuneratório ou a critério da empresa contratante.

DOCUMENTOS E INSCRIÇÃO

Os documentos exigidos para a matrícula são:

-Cópia do RG e CPF; -Cópia de fatura da Copel atualizada; -Histórico escolar do Ensino Fundamental ou declaração de matrícula de que está cursando o 9º ano; -Original e cópia do histórico escolar de Ensino Médio; -Certidão de Autenticidade de estudos; -2 fotos 3x4.

As inscrições podem ser feitas até sexta (26) na secretaria do IEEL (R. Brasil, 1047), em Londrina, das 7h30 às 22hs. Informações pelo telefone (43) 3324-3057.