|
  • Bitcoin
  • Dólar
  • Euro
Londrina

Empregos & Concursos 5m de leitura Atualizado em 27/11/2021, 09:13

Jovens e adultos têm até as 22h de hoje para se inscrever em cursos técnicos gratuitos no IEEL

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Lucas Souza - Estagiário*
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Giovana Matos busca nos cursos profissionalizantes melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho
Giovana Matos busca nos cursos profissionalizantes melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho |  Foto: Arquivo Pessoal
 

As inscrições para cursos técnicos gratuitos no IEEL (Instituto de Educação de Londrina) terminam nesta sexta-feira (26), as oportunidades são para jovens e adultos que querem se adequar ao mercado de trabalho e investir em conhecimento.

Cursos profissionalizantes abrem portas para o mercado de trabalho
Cursos profissionalizantes abrem portas para o mercado de trabalho |  Foto: iStock
 

Se especializar em uma formação técnica ajuda os jovens a se inserirem no mercado de trabalho com melhores qualificações e oportunidades. Atualmente o país possui 14,4 milhões de pessoas a procura de trabalho, segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados no 2° semestre de 2021. Muitos jovens estão à procura do primeiro trabalho e há aqueles que tentam se realocar no mercado após perderem o emprego na pandemia. A possibilidade de realizar o curso técnico de forma gratuita abre portas e ajuda as empresas a terem melhores profissionais capacitados.

As oportunidades oferecidas pelo IEEL são na área de Técnico em Administração Integrado (3 anos) e Formação de Docentes – magistério (3 anos). No período noturno, os cursos são oferecidos pelo SEED (Secretária de Educação Estadual do Paraná) com duração de 1 ano cada. Os cursos são na área de Técnico em Transações Imobiliárias, para quem deseja atuar em empresas do setor imobiliário e Técnico em Serviços Jurídicos, para quem deseja atuar em escritórios de advocacia, autarquias, empresas privadas e setores públicos. Para Cursos de Educação Profissional na modalidade integrado ao Ensino Médio o requisito é a conclusão do Ensino Fundamental, já para a modalidade subsequente ( Pós Médio) o requisito é a conclusão do Ensino Médio – ambos não possuem restrição de idade.

É UMA CHANCE PARA OS JOVENS

Giovana de Freitas Matos, 18 anos, está no 3° ano do ensino médio, ela acredita que os cursos profissionalizantes são importantes para jovens e adultos. “É uma forma de introduzir os jovens ao mercado de trabalho, que vem se atualizando, e que busca a cada dia profissionais mais capacitados e competentes”.

Giovana Matos busca nos cursos profissionalizantes melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho
Giovana Matos busca nos cursos profissionalizantes melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho |  Foto: Arquivo Pessoal
 

É o que Marcos Rogério Arcanjo, Secretário Geral do IEEL, também acredita, “O aluno que investe em um curso no ensino profissionalizante terá uma geração de melhores oportunidades de emprego e renda no mercado de trabalho”. Atualmente, o IEEL forma em média 300 alunos em Cursos de Educação Profissional. Os cursos são realizados na modalidade presencial de segunda á sexta-feira conforme calendário escolar vigente. O secretário diz que estão analisando o que o mercado de trabalho necessita para abrir cursos em outras áreas. Para aqueles que estão cursando, há a possibilidade de atuarem na área mediante ao estágio remuneratório ou a critério da empresa contratante.

DOCUMENTOS E INSCRIÇÃO

Os documentos exigidos para a matrícula são: 

-Cópia do RG e CPF; -Cópia de fatura da Copel atualizada; -Histórico escolar do Ensino Fundamental ou declaração de matrícula de que está cursando o 9º ano; -Original e cópia do histórico escolar de Ensino Médio; -Certidão de Autenticidade de estudos; -2 fotos 3x4.

As inscrições podem ser feitas até sexta (26) na secretaria do IEEL (R. Brasil, 1047), em Londrina, das 7h30 às 22hs. Informações pelo telefone (43) 3324-3057.

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM