Serão abertas nesta segunda-feira (25), a partir das 15h, as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Londrina, que visa contratar, por tempo determinado, 25 engenheiros civis. O contrato terá duração de 12 meses, com viabilidade de prorrogação, uma única vez, por igual período. O cadastro é somente via internet, por meio do site londrina.pr.gov.br, na aba concursos e testes seletivos, e pode ser feito até dez de dezembro.

Das oportunidades, 21 são na modalidade ampla concorrência e as demais direcionadas a afrodescendentes e PCD (Pessoas com Deficiência). O salário, somando os benefícios, é de R$ 6,8 mil mensais, por 30 horas semanais. A taxa de inscrição é R$ 74 e o pagamento precisa ser efetuando até dia dez do próximo mês. Há possibilidade de pedindo de isenção do valor.

Começam as inscrições para processo seletivo de engenheiros civis pela Prefeita de Londrina: contratos terão duração de 12 meses
Começam as inscrições para processo seletivo de engenheiros civis pela Prefeita de Londrina: contratos terão duração de 12 meses | Foto: Fábio Alcover/ Arquivo Folha 31-01-2018

O teste seletivo consistirá unicamente em avaliação de títulos, acadêmicos e profissionais, de caráter classificatório e eliminatório. Podem concorrer profissionais com curso superior em engenharia civil e devidamente registrados junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). A apresentação de títulos vai ocorrer entre os dias 16 e 20 de dezembro.

A atuação dos contratados vai ser, principalmente, na fiscalização de obras e aprovação de projetos. “Temos obras para dar ordem de serviço e não temos profissionais suficientes para fazer o acompanhamento. Estes engenheiros vão dar vazão aos contratos e parte deles vamos utilizar para recuperar a aprovação de projetos, em especial de subdivisões e loteamentos”, pontua João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação.

O executivo municipal dispõe de 30 profissionais que atuam na área de engenharia civil como concursados. Atualmente, são cerca de quatro mil processos em andamento na prefeitura aguardando desfecho. “Os engenheiros têm um limite de obras que podem acompanhar”, explica.

CRITÉRIOS

Caso haja empate entre os candidatos na pontuação, será considerada, para efeito de desempate, a maior idade, em conformidade ao Estatuto do Idoso. Persistindo esta situação, vai ser levada em conta a maior pontuação nos títulos referentes à área profissional. O teste seletivo tem validade de um ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final.

AVALIAÇÃO

A expectativa é que a divulgação dos classificados aconteça no primeiro trimestre do próximo ano, com os concorrentes sendo convocados para as vagas. Na avaliação de títulos, os de nível acadêmicos podem alcançar até 20 pontos e os profissionais 80 pontos. A pontuação mínima para aprovação é 50 pontos.

“Durante o período de validade do teste seletivo, a Prefeitura de Londrina reserva-se o direito de proceder a contratações de candidatos em número que atenda às necessidades do serviço, além das vagas divulgadas”, destaca o edital.

.
. | Foto: Folha Arte