Imagem ilustrativa da imagem Feira de empreendedorismo tem desde hambúrguer de banana a suco feito na bicicleta
| Foto: Anderson Coelho/Folha de Londrina



Uma feira de empreendedorismo em pleno Calçadão trouxe para Londrina nesta sexta-feira inventos como uma bicicleta que gera a energia para a extração e refrigeração de sucos naturais, bengala com sensores físicos e sonoros para aumentar a segurança de deficientes visuais. A Feira Nacional do Empreendedorismo (FNE) é promovida pela escola profissionalizante Cebraic e atraiu alunos de 65 das 93 unidades espalhadas pelo Brasil. Os melhores projetos serão premiados às 19h desta sexta-feira (27), no Royal Plaza Shopping.

Os expositores propõem modelos de negócios nas áreas de prestação de serviço, indústria e comércio. As propostas vão desde gestão farmacêutica e cuidados pet a protótipos de novos produtos, como a bengala inteligente oferecida pela Facilita.

Desenvolvida pelos alunos Bruno de Lima e Israel Fantoni, de Lajes (SC), a bengala tem sensores sonoro e motor para avisar o usuário quando há obstáculo à frente. São modelos feitos com material reciclado e com bateria removível, de fácil substituição e com orientações em braile.

Confira como funciona:



Preocupados com o meio ambiente, os curitibanos Maicko Ferreira e Ana Maria Carvalho criaram uma bicicleta que extrai o suco da fruta e mantém refrigerado com a energia elétrica produzida pela própria bicicleta. A Bike Juice tem uma caixa térmica na frente e uma bateria na garupa para reservar energia elétrica para a centrífuga. A iniciativa ainda tem como filosofia a redução de geração de resíduos.

Veja:



O reaproveitamento de alimentos que são desperdiçados é o mote do Banana Burguer, criado em João Pessoa (PB) por Pedro Maciel e Diego Vieira. Eles utilizam cascas de banana para criar um hambúrguer vegano, mas sem o sabor da fruta. Além da redução dos resíduos, as características alimentares também são ressaltadas pelos criadores.

Confira: