Empresas precisam incluir funcionários em vagas já existentes
A encarregada do setor de Recursos Humanos (RH) da Midiograf, Michelle Salomão Busto, defende que muitos portadores de deficiência acabam "se acomodando" na busca por maior qualificação, e por isso não há muitas vagas comuns disponíveis nas empresas. "Hoje o mercado é muito competitivo, e por outro lado precisamos cumprir a cota da lei de inclusão. Então encontramos muita dificuldade em contratar alguém capacitado para ocupar vagas comuns", diz. Apesar da lei afirmar que as empresas precisam incluir os funcionários com deficiência em vagas já existentes, a maioria das empresas criam vagas específicas para esses trabalhadores.
Na empresa em que é recrutadora, ela afirma que, no setor operacional, há limitação do tipo de deficiência por uma questão de segurança em algumas áreas. "Temos máquinas operacionais com sistema de segurança luminoso ou visual, isso já limita bastante. Também não conseguimos encaixar alguém com problema sério de mobilidade nesses setores. Já no setor administrativo, precisamos de gente qualificada. O que acontece é que os poucos profissionais capacitados acabam sendo muito disputados pelas empresas. Nós contratamos pessoas, incluímos funcionários, mas é bem difícil preencher as vagas por falta de gente qualificada para aquela função", argumenta.
O responsável por pesquisa e estratégia da empresa Catho, Luís Testa, admite que a capacitação profissional ainda é um problema, mas que essa situação está começando a mudar. "Antes das políticas de inclusão, os portadores de deficiência acabavam deixando de estudar, buscar cursos, porque tinham mais dificuldades de adaptação ou mesmo para chegar até lá. Por uma questão de mobilidade mesmo, acabavam ficando excluídos. Daqui para frente teremos cada vez mais profissionais capacitados", acredita. "Enquanto isso, queremos sensibilizar as empresas para que contratem os funcionários portadores de deficiência que já estão capacitados, para que ocupem vagas regulares, e sejam realmente incluídos na equipe." (P.B.O.)





