Bater perna não é mais uma obrigação para o consumidor. As plataformas digitais oferecem desde pão com manteiga a objetos do desejo de colecionadores Assim, na palma da mão, há vitrines de produtos e facilidades que incluem até o pagamento - também por meio do smartphone.

Cientes do quanto é promissor o mercado de vendas pela internet, empreendedores de diferentes áreas reconhecem sua funcionalidade, investem no formato e entendem também que é preciso cautela, um produto de qualidade e comprometimento com o consumidor.

O diretor da Country Shop Brasil, João Marcos Mello comercializa botas do modelo texana e explica que as vendas pelo e-commerce representam 95% das vendas. A marca está no mercado há cinco anos. Começou como revendedora e com o passar do tempo tornou-se uma indústria.

Localizada em Franca, interior de São Paulo, também reconhecida como capital do calçado masculino, a fábrica atende o Brasil inteiro, sendo que o estado do Paraná é seu maior consumidor.

João Marcos Mello, da Country Shop Brasil: " 95% das vendas são realizadas  pelo e-commerce"
João Marcos Mello, da Country Shop Brasil: " 95% das vendas são realizadas pelo e-commerce" | Foto: Divulgação

Com uma operação completa de uma indústria e organizada com todas as etapas que a industrialização de uma bota requer, é uma referência no segmento country, sobretudo em razão da qualidade das botas. Considerada uma empresa modelo, da pronta-entrega a inovações que incluem o atendimento ao lojista.

Sim, a venda física também recebe investimentos como um programa piloto de treinamento de vendas e educação e que tem o objetivo de aumentar as vendas das lojas físicas e, consequentemente, as vendas da fábrica. Com site próprio e market place, a Country Shop Brasil reconhece também a importância de fortalecer e valorizar a parceria com seus revendedores de lojas físicas. O resultado é melhor inserção no mercado e geração de mais empregos

Com estratégias e visão de mercado, Mello considera que o e-commerce não prejudica a loja física. "Muitos consumidores fazem questão de ter experiência de ir lá à loja física calçar a bota e fazer disso também um passeio. Para nós, conciliar os dois é um desafio e sem contar que é possível comprar on-line e retirar na loja física".

Com 50 trabalhadores empregados diretamente e repleto de perspectivas, o diretor sugere aos interessados em ingressar no e-commerce investimento, sobretudo em conhecimento. "Investir em plataforma de site, estruturação e estudar muito o mercado de seu produto, sendo que este é o principal investimento para atingir o sucesso. Ainda assim, o retorno não é garantido, mas a probabilidade de você ser mais assertivo investindo em conhecimento é bem maior", observa.

Com dedicação, esforço e trabalho, acredita que é possível até ficar rico com o comércio on-line. "Eu penei por uns dois anos sem ver resultado. Aí depois que o negócio foi engrenado, montei a fábrica e nesse meio tempo fiz muito curso e estudei bastante", relata. Com 23 anos, Mello fez uma pausa na graduação de Administração para se dedicar full time à empresa.

Satisfeito e com um público que se renova, explica que a qualidade é também uma referência de seu negócio e a renovação se explica porque seus consumidores são tanto os que atuam na lida do campo, como os fascinados pelo universo country que fazem das botas parte da produção de moda porque se identificam com a proposta. "A venda é recorrente tanto pelo desgaste de quem usa para trabalhar no meio urbano ou rural, como daqueles clientes que esperam as coleções novas e gostam de variar o modelo porque isso é parte do seu estilo", explica.

VENDAS ON-LINE: DA MODA AOS MÓVEIS

No ano de 2023, a Profissional Decor superou os 5 milhões em vendas. Da tradição de Arapongas, considerada a capital dos móveis a inovações, as vendas on-line são o único meio de comercialização dos móveis para dormitórios da empresa que nasceu no ano de 2022.

Seus proprietários Marco Antônio Quaquarini e Rafael Ramires Quennehen explicam que a cidade de Arapongas foi escolhida primeiramente porque moram lá. Já a tradição da cidade na fabricação de móveis agrega. "Tudo funciona bem aqui, além da logística que torna-se bem efetiva, pois existe a diversidade e qualidade das transportadoras", expõe Rafael.

Acerca da estrutura de um e-commerce, explicam que existem detalhes que tornam o negócio complexo e é preciso estar atento, ter planejamento para que toda a operação não seja prejudicada. "Desde ruptura de estoque até parte fiscal que é bem complexa, e pouco avaliada pelos aventureiros", alerta. "Há muita propaganda de prosperidade, mas nem tudo é o que se vende pela internet sobre comércio online", acrescenta Quennehen.

Presentes com seus móveis nos lares de mais de 26 mil famílias os sócios contam com os serviços de uma fábrica que os atende com exclusividade e uma outra que atende o mercado. "Nosso forte hoje ainda é a venda nos marketplaces e estamos estruturando a nossa própria loja virtual agora e vamos acelerar rapidamente", alegra-se o gestor.

Com produtos de qualidade considerados acima da concorrência e um preço bem agressivo, tudo que oferecem conta com estoque a pronta entrega. Entre os investimentos, os sócios tem uma consultoria para profissionalizar em 100% a Profissional Decor. "Desde criar processos separar setores, planejar crescimento, fluxo de caixa, organograma", explicam os sócios.

Com vendas em todo o Brasil, dizem que a escala do negócio pode ser muito rápida. "O lucro percentual na minha categoria não é grande por ser bem concorrida, em contrapartida atendemos o Brasil inteiro o que traz uma segurança no crescimento contínuo e alto giro. Ainda não estamos ricos, mas a empresa sim, pois estamos fazendo tudo corretamente para ela ficar gigante", afirmam

O crescimento é constante, tem que ser criterioso e bem estudados e vários fatores influenciam na operação: "Eu abandonei uma experiência de sete anos de representante comercial, com uma renda média de 15 a 20 mil, por mês para vir pro e-Commerce", recorda o ex-empregado.

"Primeiro eu quebrei no zero, muita vontade e pouca experiência. Investir em uma assessoria no início pode parecer “caro”, mais se eu tivesse cruzado o caminho com a BD consultoria no início da minha jornada nas vendas on-line não teria perdido o tanto de dinheiro e cabelos que perdi", recorda.

Ele era representante de ração para pet. Depois surgiu a oportunidade na Profissional Decor. "Ainda não estamos ricos, mas a empresa está ficando rica, sendo que a riqueza financeira é fruto de fazer bem feito e estamos expandindo e diversificando", diz Rafael Ramires Quennehen.

PLANEJAMENTO: PASSO ESSENCIAL DO NEGÓCIO

O CEO da BD Consultoria, Bruno Darolt, empresa premiada entre as melhores consultorias do Brasil pelo Mercado Livre, explica um pouco sobre o modelo de negócio

Bruno Darolt,  CEO da BD Consultoria: profissionalização do negócio é fundamental para prosperar
Bruno Darolt, CEO da BD Consultoria: profissionalização do negócio é fundamental para prosperar | Foto: Djoni Rodrigues/ Spexstudio/ Divulgação

Esse modelo de negócio pode dar certo para todos?

A abertura para vender on-line ela é pra todos, mas aqueles que vão prosperar com certeza são aqueles empreendedores que buscam tratar a empresa de forma profissional desde o início. Trabalhando como MEI e depois a empresa evoluindo e com isso ela crescendo e e de acordo com o crescimento, ela vai se profissionalizando também. Hoje, o próprio Mercado Livre junto ao Sebrae e também junto às consultorias oficiais como a própria ABD auxiliam nesse processo de educação desses vendedores para se profissionalizar e crescer dentro da plataforma

É possível atuar em qualquer região do País?

A pessoa pode vender de todas as regiões do País. A BD Consultoria já atendeu mais de 600 vendedores e posso afirmar que quem está no Sul, Sudeste tem maior probabilidade de crescer com as vendas.

Antes de se empolgar com a reportagem, o que você poderia listar pra quem tem uma ideia e um capital para investir?

Planejamento. Esse é o pontapé inicial que recomendo basicamente entender o que o mercado está buscando. Eu tenho um ecossistema de empresas e uma delas é uma empresa de tecnologia chamado BD Analytics. Essa ferramenta ajuda a fazer análise de mercado a partir do princípio de que você vai estudar o mercado pra entender o que ele está comprando, isso facilita para comprar esse produto desejado. É mais fácil do que você pegar um produto e simplesmente colocar e ver se vende. É trabalhar o inverso. Assim, antes de comprar, você analisa o mercado e eu recomendo isso. E partindo de um capital que você tem pra investir, é importante entender que esse investimento você tem que levar em consideração além do produto que você compra também o investimento em verba de publicidade, em verba por exemplo de campanhas promocionais - que isso tem a ver também com o planejamento para que a pessoa consiga escalar produto que ela entendeu que vende e que ela comprou e ela colocou na plataforma. Hoje a plataforma tem milhões de vendedores no Mercado Livre são mais de quatro milhões e com certeza ter essa visão do que vende e trabalhar estrategicamente as alavancas de publicidade - tanto paga quanto as campanhas promocionais, com certeza vai fazer com que a a conta crescer.

Que atrativos o e-commerce oferece se comparado à loja física?

Entendo que basicamente cada um tem os seus benefícios e os seus desafios. O benefício da loja on-line na minha concepção é que basicamente você consegue vender a todo momento e de uma forma uma forma tão geolocalizada. Como a gente enfrenta esse desafio na loja física, a gente tem horário pra começar, horário para terminar e tem uma presença num raio geográfico próximo a loja física eu vejo esse como um dos principais diferenciais.

Existe concorrência. Como fazer a diferença, se destacar e fidelizar clientes?

A fidelização está muito ligada à experiência. Então, uma boa experiência desde o processo de atendimento de quando ela faz uma pergunta, tirando dúvidas, que é o processo de pré-venda, ele já começa a se diferenciar da concorrência. O consumidor do Mercado Livre, ele passa em média sete minutos e meio dentro da plataforma. E nesse período, ele analisa mais páginas. Então, isso significa que é menos de um minuto por página. Então, quanto mais rápido você responde, basicamente, mais rápido a pessoa compra. E assim como a agilidade em um processo de compra é algo que eu destaco, o processo de envio é muito importante que seja rápido. Isso vai fazer com certeza que você se destaque da concorrência e com certeza quando o cliente recebe, além do produto, uma experiência: o cheiro da embalagem, uma etiqueta e até um simples panfleto agradecendo a compra e dando os canais de comunicação com certeza vai trazer laços de fidelidade com o cliente.