Ingrid Nascimento de Aguiar Schlindwein está fazendo seu PhD na King's College London através de um convênio da universidade britânica com a USP
Ingrid Nascimento de Aguiar Schlindwein está fazendo seu PhD na King's College London através de um convênio da universidade britânica com a USP | Foto: Arquivo pessoal
Algumas universidades reduzem o valor dos cursos de mestrado para estrangeiros no Reino Unido, equiparando os valores àqueles cobrados de alunos locais
Algumas universidades reduzem o valor dos cursos de mestrado para estrangeiros no Reino Unido, equiparando os valores àqueles cobrados de alunos locais | Foto: iStock

A agência de reputação de Curitiba com escritório em Londres, Central Press, está desenvolvendo uma série de debates online que interligam Brasil e Reino Unido. O BRUKonnection tem 7 episódios que são divulgados primeiro em uma live na última quinta-feira do mês e disponibilizados no YouTube e em formato de podcast no Spotify. Recentemente, o segundo episódio da série foi sobre educação com o tema "Estudar no Reino Unido is great”.

O episódio contou com a participação especial do cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Petterson; do diretor da agência de intercâmbios e serviços educacionais GradeUP, Leonardo Trench; Gisele Raulik, representante das bolsas Chevening do governo britânico e Veridiana Ribeiro, International Officer para a América Latina na Universidade Birkbeck. Quem participou, teve a chance de fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo. Para quem sempre sonhou em estudar fora do Brasil, este episódio do BRUKonnection é uma ótima forma de entender o contexto geral das oportunidades de estudo no país, tanto para graduação como para titulações de mestrado e doutorado.

Ingrid Nascimento de Aguiar Schlindwein está fazendo seu PhD na King's College London através de um convênio da universidade britânica com a USP
Ingrid Nascimento de Aguiar Schlindwein está fazendo seu PhD na King's College London através de um convênio da universidade britânica com a USP | Foto: Arquivo pessoal

Ingrid Nascimento de Aguiar Schlindwein já havia feito um semestre de intercâmbio no Reino Unido durante sua graduação e agora, está realizando o seu PhD na King's College London por meio de um convênio da Universidade Britânica com o departamento de Relações Internacionais da USP (Universidade de São Paulo). “Sempre tive vontade, principalmente de ter uma titulação daqui, um título de doutorado de algum país da Europa facilita para você dar aula em outros países do mundo. Então quando eu terminar, vou ser doutora pelas duas instituições.”

Sobre como é morar no Reino Unido a brasileira expressa: “Viver em Londres é uma delícia, com exceção do clima chuvoso, não esquenta muito mesmo no verão, mas a cidade é muito boa, tem muitos parques, muita coisa para fazer, muita atração cultural e é uma cidade que tem gente do mundo inteiro, então você não se sente tão estrangeiro.”

PRIMEIROS PASSOS

Antes de se tornar recrutadora da Universidade de Birkbeck, Veridina Ribeiro também foi estudante no Reino Unido e no seu caso, esse sonho começou cedo e foi criando forma ao longo da vida. “O Reino Unido surgiu como desejo aos 12 anos, por causa de uma professora de inglês na minha escola, mas eu só concretizei o sonho de vir pra cá aos 28. Antes disso, quase fui ser Au Pair nos Estados Unidos. Eu me planejei bastante, botei todos os gastos que ia ter numa planilha e passei a ter minha viagem como meta. E então decidi pedir demissão do meu trabalho na época, um trabalho que eu amava, para passar um tempo fora. Eu trabalhava como repórter da Folha e senti que precisava ter mais experiência de vida e inglês fluente se quisesse crescer na profissão”, comenta.

Ribeiro chegou em Londres em 2010, com o objetivo de estudar inglês por 6 meses com a possibilidade de estudar mais outros 6, mas ao longo dos meses, a meta de ficar em Londres por 12 meses, foi ficando cada vez mais longa. “As coisas foram acontecendo. Eu fui conhecendo pessoas, me envolvendo em projetos e fui ficando. Cheguei a começar um MBA em 2014, aqui em Londres, mas precisei parar por motivos pessoais, minha vida tinha virado de ponta cabeça. Comecei um mestrado em outubro de 2020, Na Birbeck, onde eu trabalho, e estou concluindo o primeiro de dois anos de curso neste mês.”

Desde 2013 Ribeiro trabalha com educação. Ela começou como gerente de marketing brasileira especializada em vistos e cursos de inglês e programas universitários, mas passou a gostar da área e foi buscando outras experiências e conhecimento, até chegar à vaga que ocupa na Birkbeck contribuindo para que outros brasileiros e latino-americanos possam estudar no Reino Unido. “Eu já auxiliei literalmente centenas de estudantes e famílias estrangeiras a fazerem faculdade no Reino Unido e isso me traz muito orgulho e alegria.”

Além de força de vontade, para estudar na terra da rainha é preciso um bom nível de inglês e planejamento, já que a libra é bem mais cara que o real, o que acaba sendo um fator dificultante. É nesse sentido que entra a importância das bolsas de estudo. A Universidade Birkbeck oferece uma bolsa parcial para cursos de mestrado chamada Global Future Scholarship, que reduz o valor do curso dos mestrados equiparando as anuidades àquelas cobradas de alunos locais, já que estudantes internacionais pagam um valor mais alto, uma redução superior a £ 7000,00 dependendo do curso.

Todos os brasileiros residentes no Brasil que forem aceitos nos programas de mestrado com início em outubro de 2021 terão direito à bolsa. Interessados no programa de mestrado da Birkbeck podem enviar os formulários de inscrição idealmente até o final deste mês. Todo o processo de envio de candidaturas é feito online.

BOLSAS CHEVENING ABREM PROCESSO SELETIVO EM AGOSTO

A Birbeck também é uma universidade parceira do programa de bolsas Chevening, uma das seleções mais completas e aguardadas por quem deseja estudar no Reino Unido que terá as inscrições abertas para o próximo processo seletivo de agosto à novembro. O programa cobre o custo do ensino integralmente, exceto para para MBA que tem limite de 18 mil libras. Está incluso ajuda de custo do valor fixo para subsistência para um indivíduo, passagem de ida e volta em classe econômica, plano de saúde britânico, custos de vistos e auxílio extra para gastos essenciais.

Os principais requisitos para quem deseja pleitear uma bolsa Chevening são: ter cidadania brasileira, ter concluído o ensino superior, ter experiência profissional há pelo menos 2 anos, não ter tido uma bolsa anteriormente no Reino Unido e já ter sido aceito em uma universidade britânica com uma oferta incondicional de pelo menos um dos cursos pretendidos para a bolsa do Chevening, não há limite de idade. O Chevening e os processos das universidades são duas coisas diferentes, o aluno precisa fazer os dois paralelos e independentes. O Chevening é um programa de bolsas global para o Reino Unido, com foco em futuras lideranças em qualquer área do conhecimento.

SERVIÇO

Instagram Central Press: https://www.instagram.com/centralpressbrazil/

Site Chevening: https://www.chevening.org/scholarship/brazil/

Site bolsas Birkbeck: https://www.bbk.ac.uk/international/finance/scholarships

Email para contato: [email protected]