| |

Empregos & Concursos 5m de leitura

Dicas de ouro para um bom curriculum

ATUALIZAÇÃO
04 de dezembro de 2016

Reportagem Local
AUTOR

No passado, as carreiras eram estáveis, era comum uma pessoa ter um único emprego que durasse a vida toda e total lealdade à empresa. Atualmente, no entanto, as pessoas mudam de emprego com mais tranquilidade e também mudam suas carreiras de duas a três vezes. Hoje também existe uma instabilidade maior decorrente de uma dinâmica de mercado mais turbulenta vinda da própria economia. Por isto, é muito importante aproveitar este tempo para refletir sobre sua história e este é o início do processo de elaborar ou refazer seu curriculum e ir ao mercado.
Segundo a consultora, escritora, educadora e palestrante Carla Weisz, a preparação de um bom curriculum vai além do processo de escrevê-lo. Neste sentido, a especialista repassa algumas orientações, começando pelo entendimento do mercado e suas modificações. "O conceito tradicional de carreira é desafiado constantemente e os profissionais são quase que obrigados a repensar sua carreira em função do que está acontecendo no mundo para ser melhor sucedido, dando continuidade ao que atualmente chamamos de jornada de vida profissional."
E como fazer isso? "Pense se você precisa se atualizar ou aprender alguma nova habilidade para viver neste novo mundo; quais conhecimentos você precisa adquirir e que crenças você precisa substituir por novas para que seu comportamento fique alinhado aos seus objetivos e ao contexto que estamos vivendo", pondera Carla Weisz.
Segundo a profissional, antes de escrever seu curriculum e dispará-lo no mercado para qualquer lado, é fundamental você refletir sobre sua carreira, sobre seus objetivos, ansiedades, frustrações e sonhos, caso esteja desempregado, pensar sobre o dinheiro que você tem, como irá utilizá-lo e por quanto tempo ele irá durar.
E acrescenta: "Com a reflexão que você fez sobre sua história de vida e de posse do resumo das principais realizações que obteve, você está pronto para fazer seu curriculum e deixá-lo consistente e coerente com a pessoa e profissional que você é."

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS