Gastronomia: O setor depende da criatividade para oferecer serviços diferenciados e qualidade. Entre as áreas em alta, estão as cervejarias artesanais, os restaurantes de cozinha saudável e os serviços de personal chef. O ramo ainda aponta uma forte tendência no consumo de alimentos crus.

Design de Soluções: Com o enorme grau de especialização da economia, o profissional é desafiado a pensar em soluções que facilitem o dia a dia dos seus clientes. A ideia é criar produtos que promovam o bem-estar e ajudem a melhorar a produtividade.

Consultoria de Imagem: A ampla exposição causada pelo aumento de interesse nas redes sociais é um dos motivos que impulsionam o setor que forma especialistas capazes de cuidar da imagem pessoal de forma ampla, que vai da escolha da roupa até o que vai ser dito em público.

Audiovisual: O tráfego de informações na internet, que já é massivo, continua a crescer de forma avassaladora. A produção de vídeos é parte fundamental do mercado e uma série de especialistas estão envolvidos no ramo, como editores, técnicos de efeitos e manipulação digital, por exemplo.

Gestão Financeira: Em meio à grave crise financeira a qual o País enfrenta, o desafio das empresas é fechar seus resultados com lucro. O profissional que tiver visão de otimização de custos e orientação para resultados será disputado no mercado.

Gestão de Pessoas: Apesar do crescimento do ambiente do mundo digital, as empresas ainda têm as pessoas como engrenagem principal. Os gestores têm papel fundamental de montar equipes com sentimento de pertencimento e de orgulho, tendo como foco o melhor atendimento aos clientes.

Especialista em facilities: As empresas buscam reduzir drasticamente os gastos e otimizar processos de infraestrutura e é nesse ponto que o profissional atua. Algumas das áreas mais comuns são de serviços como de limpeza, recepção e segurança e a gestão eficiente delas é fundamental.

Engenheiro ambiental e sanitário: No cotidiano de trabalho, o engenheiro ambiental estuda como a atividade econômica pode gerar impacto à natureza. Ele pode atuar em projetos de controle de poluição, gestão de saneamento e gerenciamento de problemas ambientais.

Biotecnologista: Entre as principais capacidades dos profissionais, está o trabalho e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos. São capazes de promover o melhoramento da produção agrícola com o controle de qualidade e desenvolvimento de remédios.

Agroecólogo: O profissional combina conhecimentos de sustentabilidade com agroindústria. O trabalho básico consiste no planejamento, monitoramento e execução dos sistemas agropecuários, além de promover novos meios de desenvolvimento sustentável social, ambiental e cultural.

LEIA TAMBÉM:
- Vendas e princípios de vida