Reflita bastantes sobre as suas razões para empreender

Não abra uma empresa só porque está chateado com seu chefe, foi demitido ou se acha velho demais para o mercado. Você tem muito a perder se não proceder com muito cuidado e preparo

Tenha certeza de que sua empresa resolve um problema real

Busque dentro da sua área de conhecimento alguma melhoria possível em produtos, serviços ou processos. Verifique se esse problema incomoda mais pessoas, e se elas estariam dispostas a pagar por isso. Então, construa sua empresa a partir disso. Não é preciso ter uma ideia espetacular

Avalie bem a necessidade ou não de ter um sócio

Parceiros devem ter perfis complementares e exercer atividades distintas: um produz, o outro vende, um programa, outro faz a gestão. Se as funções são as mesmas, talvez você não precise empreender com outra pessoa.

Construa uma reserva financeira antes

Não se monta um negócio sem dinheiro. E são necessários dois montantes: um para abrir e gerir a empresa, outro para viver enquanto ela não dá lucro. Se um dos dois acabar antes da hora, o empreendimento e você estarão em apuros.

.
. | Foto: Reprodução

Aprenda a controlar o fluxo de caixa

A gestão do fluxo de caixa é o ponto mais importante de qualquer empresa - deve ser executada pelo dono do novo negócio diariamente. É preciso prever todo o dinheiro que sai e entra da empresa, por dia, para no mínimo seis meses à frente.

Mobilize sua rede de contatos

Comece vendendo seus serviços ou produtos aos amigos primeiro. Mantenha-se em sua zona de conforto, falando sobre algo que você entende.

SERVIÇO

Na Dúvida, Não Empreenda!

Autor: Fabio Rodrigues

Ed.: Migalhas. R$ 23 (220 págs.)