Cresce procura por cursos no exterior
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 21 de março de 2012
Redação FolhaWeb 
Viajar para outro país, seja para realizar um curso de idiomas de apenas duas semanas ou para concluir uma etapa de curso universitário e permanecer em terras estrangeiras por três ou cinco anos, está sim nos planos dos brasileiros.
Há 10 anos o Brasil engatinhava e eram poucos os brasileiros que conseguiam colocar o pé na estrada e conquistar o mundo. Hoje, nosso país é o maior "exportador" de estudantes da América do Sul. Em 2011, cerca de 365 mil brasileiros foram estudar fora, número que deve aumentar por volta de 50% em 2012. Os dados são da organização do Salão do Estudante, maior feira de intercâmbio e cursos no exterior da América Latina, que acontece duas vezes ao ano em diferentes capitais brasileiras.
Este ano, o evento, que aconteceu em São Paulo nos dias 10 e 11 de março, irá percorrer mais seis cidades e será encerrado no próximo dia 22, em Curitiba, com 250 expositores. Entre os países confirmados estão: África do Sul, Alemanha, Argentina, Peru, Austrália, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, França, Irlanda, Itália, Japão, Malta, México, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido, Rússia, Suíça, Hungria e Romênia, entre outros.
Vão participar da feira instituições de ensino que ofertam cursos de idiomas, summer cap, high school, graduação e pós-graduação, extensão universitária, MBA, au-pair, work study & travel, especialização, traineeship international, entre outros.
O coordenador do evento, Samir Zaveri, reforça que este ano muitas instituições disponibilizarão ofertas e pacotes especiais aos estudantes brasileiros. "Teremos cursos para todos os gostos, idades e bolsos. Hoje não é só o adolescente que viaja ou aquele que possui boa estabilidade financeira. Os cursos no exterior estão à disposição de qualquer classe e temos também programas especiais para executivos e para membros da melhor idade", destaca Samir.
Independente de classe social ou idade, o importante é ter vontade, se programar e pesquisar bastante antes de definir seu destino. Ter cautela na hora de escolher para onde e como ir é fundamental para evitar que um grande sonho se torne um pesadelo.


