A máxima popular de que "uma coisa leva a outra" faz sentido quando o assunto é a corrida de rua. O esporte consolida-se como prática saudável, democrática e fomenta a prestação de serviços de esporte e profissionais de saúde.

Segundo a gestora de projetos e consultora de Negócios do Sebrae -PR, Alesandra de Almeida, é notável a movimentação que as corridas promove no segmento esportes, saúde e bem-estar.

"Ao buscar a corrida em nome da saúde, o praticante investe em cuidados como um nutricionista, lojas especializadas e treinadores qualificados porque quer cuidar da alimentação, precisa de um tênis e roupas adequadas, assim como de um profissional que cuide de sua pisada, de sua postura", observa.

Almeida ratifica que toda uma cadeia de atividades é impactada positivamente pela demanda. "Cada profissional deve entender que o sucesso de seu negócio depende de um plano de negócios e uma gestão qualificada e todos podem contar com o Sebrae para esse preparo", lembra.

A LARGADA PARA PROFISSIONAIS

Com 20 anos de atuação, a R80 Assessoria Esportivaé uma das pioneiras em Londrina e região. O treinador e profissional de Educação Física Richards Moura, proprietário, destaca o trabalho da assessoria que visa a saúde física e mental de cada participante, sua individualidade e objetivos.

"Muito importante para a o desenvolvimento da corrida é o trabalho de fortalecimento, periodização de treino, adaptação para quem caminha e deseja correr, exercícios de mobilidade, exercícios educativos para a corrida, os quais são oferecidos por profissionais capacitados e que orientam de forma detalhada e com respeito a cada indivíduo", ratifica.

Moura esclarece que há algo peculiar na corrida: "O atleta mais avançado e o iniciante conseguem ter a mesma sensação de prazer e liberdade enquanto correm. A corrida é democrática, inclusiva, é comum que as pessoas viajem e carreguem seu tênis. Esquecem documentos, pastas, mas levam o tênis de corrida", conta.

E o movimento não para por aí. Além de a corrida requisitar profissionais de Educação Física, fisioterapeutas e ortopedistas e cardiologistas, por exemplo, ela promove a disparada de outras atividades comerciais e de bem-estar.

"No dia a dia e nos eventos de corrida, como a recente Maratona Londrina Adama, restaurantes, rede hoteleira, cafeterias e até lojas de souveniers são prestigiadas pelos atletas que chegam a Londrina para correr", reflete.

Lilian Viera do Nascimento, da R80, durante fortalecimento com alunos: corridas proporcionam trabalho a profissionais de Educação Física
Lilian Viera do Nascimento, da R80, durante fortalecimento com alunos: corridas proporcionam trabalho a profissionais de Educação Física | Foto: Divulgação

ALIMENTAÇÃO ORIENTADA

O pódio é um ambiente em que a nutricionista Giovana Rodrigues fica bem à vontade. Atleta de corrida bastante requisitada por quem almeja render mais nos treinos e nas corridas de rua, é no seu consultório também que os pacientes ficam diante de um paredão de troféus que dão muita credibilidade à nutricionista especializada na área esportiva.

Com propriedade e muita disciplina, Rodrigues explica que com um plano alimentar especifico, o atleta consegue obter a energia suficiente para realizar os treinos com maior intensidade, evoluir e se recuperar mais rápido e com mais eficiência após os as atividades.

"Existem especificidades para um bom rendimento e uma prescrição nutricional leva em consideração o paciente por completo: sono, funcionamento intestinal, qualidade de vida - e permite que o atleta se desenvolva de forma surpreendente", assegura.

Giovana Rodrigues, nutricionista: "Para os atletas, existem especificidades para um bom rendimento"
Giovana Rodrigues, nutricionista: "Para os atletas, existem especificidades para um bom rendimento" | Foto: Divulgação

AVALIAÇÃO MÉDICA ESPECIALIZADA

Também com propriedade, o médico cardiologista e atleta de corrida, Fabricio Parra Garcia, lembra que independentemente de praticar atividade física, a recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia é que o check-up cardiológico deve ser feito todos os anos em homens a partir de 40 anos e mulheres a partir de 45 anos.

"Em relação a prática de atividade de corrida ou de atividade física isso é ainda mais relevante porque os problemas do coração, na grande maioria, são assintomáticos e são silenciosos. As pessoas têm o problema cardíaco, não sentem nada e não sabem que têm. Então aí sim a corrida ou a atividade física pode ser um gatilho para desencadear um problema."

Felizmente, entre os atletas de assessoria, existe uma consciência maior e os treinadores orientam sobre a necessidade de fazer o check-up, de ter uma avaliação e algumas assessorias exigem atestado médico para poder começar a fazer ou até pra manter de rotina anualmente

Em recente treino de corrida que reuniu mais de 300 atletas, Garcia esteve presente e alertou a todos. "A principal causa de morte no Brasil são as doenças cardiovasculares, infarto e AVC, ultrapassando qualquer outra causa morte, inclusive câncer e acidentes automobilísticos", observa.

Ele acrescenta: "Assim, é muito importante as pessoas saberem que os problemas do coração são silenciosos e são em torno de 1 milhão e cem mil casos de infarto por ano, sendo que perto de 480 mil casos vão a óbito, representando uma morte por infarto a cada dois minutos no Brasil.

Fabrício Parra Garcia, médico cardiologista e atleta de corrida: " Esporte pode ser muito bom para o coração, mas exames devem estar em dia"
Fabrício Parra Garcia, médico cardiologista e atleta de corrida: " Esporte pode ser muito bom para o coração, mas exames devem estar em dia" | Foto: Divulgação

A ESSÊNCIA ESTAMPADA EM CAMISETAS

Pertence à londrinense Natalia Melo Cougo Rosa a marca Caramelo, reconhecida pela autenticidade de camisetas e acessórios de corrida. Mais que febre em todo o País, as estampas conquistaram pela originalidade, criatividade e também qualidade dos produtos.

Graduada em Direito e pós-graduada em Marketing, Nati, como é tratada por todos, conta que a Caramelo nasceu de maneira despretensiosa na pandemia quando ainda estudava para concursos na área jurídica.

"Comecei a pedalar e a correr com meus amigos ao ar livre, que era o permitido e passamos a prezar pelas coisas mais simples do cotidiano como café da manhã, o nascer e o pôr-do-sol. Fizemos as camisetas para nós treinarmos e os pedidos chegaram a uma proporção que estou me dedicando integralmente à marca", resume.

Empresária, fundadora e diretora da Caramelo, Nati sempre foi muito ligada à qualidade de vida e isso já incluia atividade física e alimentação equilibrada. Nesses quatro anos de atividades, a camiseta de ciclismo verde com a estampa "Dopamine" foi a precurssora do negócio. "Só coloquei o que já estava dentro para fora", sorri.

Estilo, propósito, performance e qualidade estão em uma camiseta que se propõe a permitir que o atleta apresente a sua melhor versão no momento da prática da atividade física. "Tudo é muito analisado, único, embora tenha começado de modo totalmente orgânico", divide.

Quem usa Caramelo? "São pessoas que estão dentro do mundo da atividade física, da corrida e dispostas a melhorar, aprimorar e saber mais sobre qualidade de vida", revela Nati. Nos dias atuais, a empresária conta que das redes sociais para as ruas, a Caramelo se multiplica feito uma comunidade.

Se as redes sociais aproximam clientes e a marca, as ruas confirmam ainda mais o valor à identidade do produto e sua aceitação. "Os atletas nas ruas são um sinal de que as coisas estão dando certo, pois vemos tantas pessoas caminhando, pedalando e correndo de Caramelo", comemora.

Isso é tão forte que criou uma grande comunidade graças aos atletas nas ruas que se reconhecem. "Uma comunidade muito grande onde uma pessoa que está vestindo Caramelo vê outra, uma não sabe nada uma da outra, mas essa identificação é o suficiente para se identificar, sorrir, gritar, mandar uma boa energia de longe", alegra-se.

Nesse processo de crescimento, a jovem empresária conta que a corrida e os atletas de outros esportes impactam a sua produção. "Nossa equipe triplicou desde o início e penso que estamos atendendo atletas, mas sobretudo, pessoas mais conscientes sobre qualidade de vida, longevidade e nós estamos respeitando a nossa essência e coerentes com nossos princípios". Os fornecedores, os empregados e as famílias que vivem da renda da Caramelo significam uma missão para Nati. "Nos bastidores, mídias sociais, distribuição, entrega e atendimento do negócio," explica.

Natalia Melo Couga Rosa, de vermelho, acenando, é fundadora  da marca Caramelo, uma referência em camisetas e acessórios de corrida
Natalia Melo Couga Rosa, de vermelho, acenando, é fundadora da marca Caramelo, uma referência em camisetas e acessórios de corrida | Foto: Leandro Darci Vieira/ Foco Radical/ Divulgação