Desafios e problemas fazem parte da vida.

Não há ser vivo neste Planeta que seja poupado de dificuldades. No entanto, algumas pessoas parecem lidar melhor com situações ruins do que outras. Seu índice geral de felicidade não decai quando lhes ocorrem coisas desfavoráveis.

Como manter a alegria mesmo em momentos de aperto?

Darei a seguir quatro dicas que aprendi de uma dessas pessoas.

Atitude número 1: Seja grato.

A nossa natureza parece seguir o ‘viés da negatividade’. Significa que nós tendemos a gastar mais tempo e energia concentrados em coisas que nos deixam infelizes do que nas que causam alegria.

No entanto, exceto no caso da perda de um ente querido, podemos buscar e encontrar motivos para sermos gratos em quase todas situações, não importa quão indesejáveis sejam.

Digamos que você tenha perdido um bom negócio ou até o seu emprego. Você ainda pode ser grato pelos seus talentos inexplorados, pelas suas competências, por ter o que comer e não ser um sem-teto.

Se um amigo o magoou, você ainda pode ser grato por ele ter-lhe feito coisas boas antes, ou por você ter outros amigos.

O poder da gratidão é incalculável. Ela sempre lhe dará uma nova e fantástica perspectiva para a vida.

Como facilitar a atitude da gratidão – caso você ainda não a pratique? Se você estiver triste ou infeliz, reserve um momento e faça uma lista de itens pelos quais você se despertaria a ser grato e depois observe como isso muda o que se passa agora.

Atitude número 2: Aprenda

Pergunte-se o que você pode aprender com a situação. Quando coisas desagradáveis acontecem, geralmente elas são a oportunidade perfeita para aprender lições únicas de sabedoria. Ocorre que dificilmente estamos dispostos, e por isso o benefício vai embora.

Por exemplo, um funcionário demitido pode melhorar seu nível atual de capacitação, adquirir novas habilidades e superar as deficiências que o levaram à demissão. Só orgulho e preguiça poderiam ser obstáculos nesta hora.

Sempre há lições a se aprender em cada situação – boas ou não.

Atitude número 3: Não aumente o problema.

As coisas raramente são tão ruins quanto nos parecem. Nós valorizamos o mal e subestimamos o bem. Em outras palavras: fazemos tempestade em copo d’água.

Uma prova? Como estará esta situação em um ano? Muitas das minhas experiências tristes provaram ser menos prejudiciais do que eu as via inicialmente. Hoje eu olho para trás e constato que fui pessimista demais ou até dramático, o que só piorou os fatos.

Atitude número 4: Nada é para sempre.

O rei Salomão é considerado o mais sábio de todos os homens. Contam que, certa vez, ele testou os sábios de sua corte solicitando que trouxessem uma solução para enfrentar os maiores problemas da vida de modo que seu efeito fosse o equilíbrio entre os momentos de alegria e os de tristeza.

Os sábios de sua corte trouxeram um anel com uma inscrição gravada sobre ele. Quer saber o que estava escrito? A frase, em língua Hebraica, era: ‘Gam zê yaavor’, e a tradução: ‘Isto também passará’.

Sempre os tempos difíceis e a infelicidade não são para sempre. Dor e decepção hão de passar. Então dê a si mesmo três presentes: fé em Deus, tempo e paciência.