O comerciante Piter Ogliari e sua família foram atingidos diretamente pela pandemia causada pela Covid-19. Ogliari é proprietário de uma cantina que funciona em uma faculdade de Londrina. Café da manhã, almoço, jantar e salgados estavam à disposição da comunidade acadêmica dia e noite até que a suspensão das aulas provocou uma mudança brusca na rotina do comerciante.

Bolo inglês integral com variedade de sabores
Bolo inglês integral com variedade de sabores | Foto: Divulgação

"Paramos no dia 17 de março. No primeiro impacto, o chão some dos pés, porque não é só a queda de renda da família, há negociação com fornecedores para negociar e toda uma cadeia que se quebra", expõe Ogliari, que graças ao entendimento com a faculdade conseguiu suspender o pagamento do aluguel até o retorno das aulas.

Queijo magro, fresco e saboroso integra mix da cantina
Queijo magro, fresco e saboroso integra mix da cantina | Foto: Divulgação

Na cantina do Piter, como é popularmente conhecido, trabalham ele, a esposa Elisângela Brasão Ogliari a mãe dele, que é a dona das receitas, dona Maria Luiza Faresin Ogliari e um filho do casal. Como diz a sabedoria popular, a necessidade é a mãe da invenção e Piter decidiu oferecer os produtos da cantina para os que já os consumiam e para mais pessoas.

O boca a boca também ajudou. As massas artesanais como lasanha, rondelli de ricota com figo, canelone e panqueca já faziam parte do cardápio da casa e diante da aceitação já conhecida, Piter iniciou um processo para ampliar a divulgação para vender seus produtos e garantir uma renda.

Entre outros itens da cantina, que agora funciona no modelo delivery, destacam-se a torta de frango, bolachas artesanais, bolo pão de mel, bolos integrais e um queijo fresco magro que desde o início de 2020 passou a compor o mix de produtos.

"Eu provei e achei muito diferenciado. Era encomendado pelos professores, coordenação e alunos que ficavam sabendo da qualidade." A peça inteira com um quilo custa R$ 23, pode ser pago por cartão e a entrega é gratuita.

Elisângela Brasão Ogliari: receitas de família agora na casa de todos
Elisângela Brasão Ogliari: receitas de família agora na casa de todos | Foto: Divulgação

O queijo fresco branco, fresco e magro passou a ocupar boa parte da agenda de entregas do comerciante. E ele justifica: "Além de saboroso, tem um aroma suave e é de um produtor da região de Arapongas".

Assim, o comerciante também valoriza a produção da região e um movimento positivo de circulação da economia. Em família, "o pulo do gato" e a iniciativa de aceitar encomendas e fazer a entrega sem cobrança têm sido o sustento da família. "O queijo é um complemento", afirma.

Por semana, são 50 peças de queijo encomendadas, entregues e que chegam à mesa do consumidor com segurança e praticidade. Já as outras delícias

originárias da nona italiana, são herança de família, agora compartilhadas com mais pessoas. "O Dia das Mães foi uma data importante e tivemos boas encomendas. Quando as aulas da faculdade retornarem, vamos manter a atividade paralelamente porque estamos criando um público fiel e que não vamos deixar para trás, pois agora fazem parte de nossa história de luta e superação.”

SERVIÇO

Para pedidos e encomendas: 9-9156-1106