O interesse por alimentos e processos industriais foi o que motivou Luana Nascimento de Paula a cursar Tecnologia em Alimentos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Londrina. Atualmente, a recém-formadada é gestora de processos da Itamaraty, instalada em Rolândia.
Durante o último ano da graduação, em 2009, Luana começou a estagiar no controle de qualidade da empresa. Essa oportunidade, segundo ela, abriu as portas para sua efetivação dentro da Itamaraty. ''Vale a pena fazer estágio, é um processo de aprendizado indispensável, constitui o primeiro passo para o mercado de trabalho '', afirma.
A tecnóloga avalia que Londrina e região têm boas perspectivas de abertura de mercado, tendo em vista o crescimento das indústrias alimentícias, a crescente preocupação com a qualidade de vida e a busca pelo desenvolvimento de tecnologias. ''O curso também oferece subsídios para quem deseja seguir a carreira acadêmica. Na minha turma, por exemplo, alguns tecnológos estão fazendo mestrado e o restante foi para a indústria'', analisa.
Beatriz Cervejeira também cursou Engenharia em Alimentos, mas preferiu atuar só na academia. Ela ingressou no curso da Universidade Estadual de Maringá (UEM), de Umuarama, em 2005, e assim que se formou entrou no mestrado de Ciência de Alimentos na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desde o segundo semestre do ano passado ela ministra as disciplinas de Química de Alimentos, Análise Físico-Química de Alimentos e Fundamentos de Tecnologia de Alimentos Vegetais na graduação de Engenharia de Alimentos da UEM.
Para quem deseja ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente, o curso de tecnologia é uma ótima opção, segundo Beatriz. ''Em três anos o aluno recebe formação direcionada, que atenda as exigências do mercado'', afirma.
O Paraná, de acordo com ela, é um bom Estado para o tecnólogo atuar por ter muitas indústrias. ''Hoje em dia não tem como ficar sem consumir produtos industrializados, inclusive é um mercado que tende a crescer cada vez mais e consequentemente vai precisar de mais profissionais com esta formação'', acredita. (A.V.)

mockup