.
. | Foto: iStock

Quem busca uma vaga de emprego temporário ou efetivo em 2020 deve ficar atento a datas como Carnaval, Páscoa e Dia das Mães, pois as empresas costumam abrir seleções para cargos como vendedores, promotores de vendas e operadores de caixa, por exemplo.

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, o candidato já deve começar a procurar as vagas dois meses antes, pois, em média, é com essa antecedência que empregadores começam a buscar mais funcionários.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, é bom ficar atento a grandes eventos que possam mobilizar o mercado de trabalho, ainda que seja sazonal, como Carnaval, GP de Fórmula 1, festivais de música e Parada do Orgulho LGBT. O candidato pode acompanhar oportunidades por meio do Contrata SP, mutirão da Prefeitura de São Paulo, que ocorre periodicamente e reúne empresas e trabalhadores para contratação direta em diversas áreas.

O economista da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), Jaime Vasconcellos, diz que o primeiro trimestre é bom para conseguir emprego principalmente na área da educação, devido à volta às aulas, por exemplo. "Mas o melhor período para quem quer carteira assinada é o segundo semestre, pois as empresas estão se preparando para o 13° que começa a cair já em agosto."

Mesmo pagando pouco, há duas grandes frentes que devem sustentar o emprego formal neste ano, segundo Vasconcellos. Serão os setores de comércio e serviços. Haverá oportunidades principalmente para o comércio de medicamentos, autopeças, supermercados e material de construção. Portanto, cargos ligados a vendedores estoquistas e caixas. Há também boas chances para serviços administrativos, escriturários, serviços de saúde, médicos e veterinários, serviços de transporte, rodoviário de cargas, atendimento em telemarketing e área de segurança.

"Quem vai procurar emprego em 2020 deve ter um olhar carinhoso para com as micro e pequenas empresas, pois são elas que possuem maior capacidade de gerar emprego. Nesse caso, demonstre vontade, olho no olho, bata perna para procurar essas vagas, e não só fique preso às redes virtuais de busca de emprego", afirma Vasconcellos.

O Natal é a data que mais mobiliza o mercado de trabalho. Segundo Francine Silva, gerente da Luandre Recursos Humanos em Alphaville, é possível perceber contratações para a época até quatro meses antes.