Sete anos depois do último concurso para a PM (Polícia Militar), o Governo do Estado anunciou que vai lançar neste ano um novo processo seletivo, visando contratar 2.400 policiais e bombeiros militares. Os editais deverão ser publicados até o dia 20 deste mês, porém, muitas pessoas já vêm se preparando há meses e até anos de olho em uma das vagas no serviço público.

O vigilante de carro forte Daniel Benetti Teodoro tem o sonho de ser policial desde criança, quando via os dois tios, hoje na reserva, atuando. Há três anos faz cursinho preparatório, dedicando boa parte do dia aos estudos focados no concurso. “Trabalho durante o dia e quando chego em casa continuo estudando até de madrugada. No fim de semana toco na banda da igreja e nos momentos vagos volto a estudar”, descreve.

Como o processo para entrar na corporação também exige preparo físico, pratica atividades desde os 17 anos. Atualmente está com 29, perto do limite para ser soldado. “Continuo me exercitando, só que há dois anos de maneira específica para o concurso, me baseando no edital anterior. Estou correndo, ‘fazendo barra”, elenca Benetti, que ao longo dos últimos anos já prestou concursos da Guarda Municipal de Londrina e PM de São Paulo e Santa Catarina, conseguindo boas colocações.

Confiante no esforço e apegado a fé, o vigilante conta que a ansiedade é grande. No certame de 2013, de acordo com ele, acabou não conquistando a vaga após erros da banca organizadora. “Estou me esforçando ao máximo e tenho o apoio da minha esposa, dos professores do curso, que me ‘colocam para cima’. Essa caminhada longa também está me preparando psicologicamente. Se Deus tem mantido isso firme e forte em mim é porque sabe que posso fazer a diferença”, acredita.

ETAPAS

A Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná) será a responsável pela organização do concurso. A expectativa do Núcleo de Concursos da UFPR (Universidade Federal do Paraná) é receber cerca de 150 mil inscrições. A última prova para policiais teve 120 mil inscritos. A previsão do poder público é de que a contratação aconteça ainda neste ano.

Do total de vagas, duas mil serão para a Polícia Militar e 400 para o Corpo de Bombeiros. Os concursos para soldados consumam ser divididos em cinco etapas: prova objetiva com 40 questões, exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e pesquisa social e documental. A remuneração para o cargo de soldado de 2ª classe da polícia é de R$ 1.895,72 durante a formação. Depois da conclusão é de R$ 4.180,07.

PROCURA

Diretor de marketing de um cursinho preparatório de Londrina, Luiz Carlos Dias de Trindade afirma que a procura por capacitação tem aumentado desde que o governo anunciou que teria um novo edital. “Estamos com turma de manhã, de tarde e à noite. As pessoas estão interessadas e sabem que não será fácil, porque deverão ser muitos candidatos de todo o Paraná, sul de São Paulo, Santa Catarina”, destaca o profissional do Curso Saber.

Entre os requisitos para se candidatar às vagas, quando as inscrições forem abertas, é ter ensino médio completo, e, no máximo, 30 anos na data do primeiro dia de inscrição.

Formada em administração e com especializações, Mirela Rigobello ressalta que sempre teve apreço pela carreira militar, mas que a vontade de ingressar aumentou após o irmão e uma amiga conseguirem. "Estudos todos os dias a noite no curso preparatório, no meu horário de almoço resolvo 30 questões relacionadas e aos fins de semana estudo pelo material online. Também faço aulas particulares", elenca. "Comecei a estudar há dois anos e me preparo fisicamente indo para a academia todos os dias às 6h, corro aos domingos. Minha expectativa é grande", anima-se ela, que trabalha no financeiro de uma empresa de caminhões.

CIVIL

Na semana passada, o Governo do Estado assinou contrato com a Funpar para a organização do novo concurso da Polícia Civil, com 50 vagas para delegados de polícia, 50 para papiloscopistas e 300 investigadores. O edital será lançado dez dias úteis após a publicação do contrato em Diário Oficial. A previsão é de que o certame seja concluído em dezembro.