Antônio Fábio Sartorelli Gonçalo, 22 anos, formado em Direito, resolveu se dedicar ao mundo dos concursos logo que terminou a faculdade. ''Ouvi rumores que haveria concurso para agente escrivão e delegado da Polícia Federal e me inscrevi no curso preparatório há seis meses. Tinha esperança que o concurso saísse esse ano. No primeiro momento a notícia me abalou, mas depois comecei a pensar que terei mais tempo para me preparar e, mesmo que não saia este ano, continuarei estudando porque as chances serão maiores'', garante.
Wanessa Yara Aleixo, 28 anos, advogada, era servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, no cartório criminal onde exercia o cargo de técnico judiciário. ''Decidi estudar para um concurso melhor e pedi exoneração do cargo. Desde maio de 2009 me dedico a estudar. Fiquei decepcionada com a suspensão dos concursos públicos federais. Com essa posição do governo federal não nos resta outra coisa que continuar estudando e aguardar'', relata.
Para ela, o lado positivo de tudo isso é o fato de ter mais tempo para se preparar. ''Os concursos públicos estão cada vez mais concorridos, com os candidatos cada vez mais bem preparados, para garantir uma vaga você tem que se dedicar para conseguir ser o melhor'', destaca.
Já Leandro Damião Formaio, 26 anos, também formado em direito, está na expectativa do que ainda pode acontecer. ''Se o concurso sair agora é lucro, se sair depois, bom também. Terei mais tempo para me preparar. Não vou me preocupar se continuar suspenso. Vou manter a tranquilidade para não prejudicar meus estudos'', alega. (K.A.)

mockup