Alta demanda por profissionalização resulta em cursos inéditos
Outra prova de que o setor está ativado é a profusão de cursos para profissionalização. A coordenadora da área de Beleza do Sebrae Nacional, Andrezza Torres, comenta que na convenção nacional ocorrida há pouco dias, em Belo Horizonte, um dos workshops mais procurados foi o de barbearia. "Sem dúvida, é uma oportunidade", ressalta.
Em Londrina, por conta da demanda, o Senac passou a ofertar cursos inéditos de qualificação profissional na área de barbearia e o técnico em Imagem Pessoal. "Em 2015, tínhamos 18% de público masculino matriculados em cursos de beleza; nesse ano, já temos 40%", cita Celise S. Matunaga Ferreira, técnica em Educação Profissional e Tecnológica do Senac Londrina.
Para ela, a procura por cursos da área se deve ao novo comportamento masculino, pautado pela busca por serviços de estética e bem-estar, mas também ao fato das pessoas visualizarem uma nova oportunidade de crescimento profissional e a possibilidade de ter o próprio negócio.
A primeira turma do curso de Barbeiro está na fase final. Ao todo, serão 12 novos profissionais no mercado, como Bruno Lima de Castro, de 31 anos, estudante do curso de Marketing.
Atualmente, ele mora em João Pessoa (PB), mas a família é de Londrina. "Trabalhava em uma transportadora, mas fiquei desempregado. Foi aí que comecei a tomar gosto pela profissão da minha mãe e esposa", conta ele, que retornou à cidade especificamente para fazer o curso no Senac.
"Percebi um aumento no movimento dos salões e barbearias, pois a realidade daqui não é muito diferente de lá (João Pessoa). Às vezes, eu aguardava mais de uma hora para cortar o cabelo e foi, então, que me veio à cabeça a ideia de trabalhar com isso", lembra.
Castro logo retornará à capital paraibana, pois já tem emprego garantido. "Um empresário está abrindo uma nova unidade de barbearia e sabendo que eu estava vindo me profissionalizar, já me ofereceu a vaga", comemora. (M.O.)





