Aeroporto de Londrina, Instituto CCR, e co.liga investem na formação de jovens
Meta é atingir a formação de 100 mil jovens até 2025; especialista em gestão considera capacitação crucial para jovens e mercado
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 20 de maio de 2024
Meta é atingir a formação de 100 mil jovens até 2025; especialista em gestão considera capacitação crucial para jovens e mercado
Walkiria Vieira Reportagem Local
Uma iniciativa com impactos positivos para o mercado de trabalho. É o mínimo que se pode afirmar sobre a parceria do Aeroporto de Londrina, Instituto CCR, e co.liga, que pretende oferecer mais de 40 cursos gratuitos em economia criativa e formar 100 mil jovens em todo o Brasil até 2025.
De modo planejado, as perspectivas incluem promover a inclusão produtiva e educacional de jovens em situação de vulnerabilidade social até o primeiro semestre de 2025, fomentando emprego e renda por meio da economia criativa.
Para tanto, o grupo se comprometeu a investir R$ 1,5 milhão ao longo de três anos, distribuído em diferentes fases, como o aumento das inscrições na plataforma, o desenvolvimento de um curso inédito e a criação de dois laboratórios totalmente equipados em uma de suas instalações, oferecendo acesso gratuito aos estudantes.
Atualmente, há 51 laboratórios distribuídos em 11 estados brasileiros. De acordo com a gerente de Responsabilidade Social do Instituto CCR, Jéssica Trevisan, o Instituto CCR tem a missão de impactar positivamente as comunidades onde atua e busca valorizar a cultura nacional.
Ao assumir a posição de investir na capacitação e transformação dos jovens e de suas comunidades, Trevisan acredita também em seus reflexos. "Em uma cidade do porte de Londrina, os inscritos nos cursos poderão encontrar oportunidades de trabalho com mais facilidade ao desenvolverem habilidades técnicas e sociais", ratifica. "Além de fomentar o mercado cultural", acrescenta.
Qualificação e desenvolvimento sustentável
Do ponto de vista do gestor de Recursos Humanos e Responsabilidade Social, Maurício Chiesa Carvalho, a iniciativa merece respeito. "Contando com um ecossistema e parceiros para esta abordagem, representa um marco significativo no investimento social privado no Brasil, pelas metas e objetivos", compreende.
O gestor avalia que a disposição do grupo configura-se como um uma grande ação. "De desenvolvimento socioeconômico sustentável, capacitando uma nova geração que, após a qualificação, estará preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho do futuro", afirma
Atento às exigências do mercado e às transformações, Carvalho observa que a formação desses jovens é fundamental para garantir uma força de trabalho à altura das exigências globais. "Num mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e criativo, é relevante ofertar conhecimentos técnicos e competências em soluções criativas e sustentáveis, alinhadas às demandas de uma economia que precisa urgentemente de inovação e práticas mais ecológicas", comenta.
Além das competências técnicas, o especialista reforça que iniciativas inovadoras, essenciais para uma economia que precisa de soluções sustentáveis. "Os jovens formados por esta iniciativa estarão capacitados não apenas para preencher vagas existentes, mas para criar oportunidades e contribuir ativamente para um desenvolvimento econômico mais verde e eficiente", aponta.
"Em tempos em que a economia global clama por soluções que minimizem o impacto ambiental (Pauta ESG), formar jovens com essa mentalidade é um passo crucial. Esses futuros profissionais terão a capacidade de desenvolver e implementar tecnologias que promovam a sustentabilidade, assegurando que o crescimento econômico não aconteça às custas do planeta",
Artes visuais, gastronomia, design e tecnologia. Esses são alguns dos mais de 40 cursos gratuitos oferecidos pela co.liga, escola digital da Fundação Roberto Marinho (FRM) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria firmada com o Aeroporto de Londrina e o Instituto CCR, entidade responsável pelos projetos socioeducacionais do Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil.
Para se inscrever nos diversos cursos oferecidos, como Edição e Tratamento de Fotografia, Programação Criativa, Introdução ao Roteiro Audiovisual, Fundamentos de Empreendedorismo e Segurança Alimentar na Gastronomia, bem como História e Fundamentos da Programação, que abrangem temas como CSS, HTML, Javascript, entre outros, é necessário ter mais de 15 anos e acessar a plataforma virtual coliga.digital.
Após a conclusão dos cursos, os participantes recebem certificados, os quais podem ser utilizados para comprovar suas habilidades no currículo, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho.
De acordo com dados da co.liga, quatro em cada dez alunos conseguiram empregos remunerados após a conclusão dos cursos. Atualmente, o site conta com mais de 50 mil inscritos do Brasil e de outros 12 países, tendo emitido mais de 15 mil certificados.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade.
Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs.
Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Serviço
Cursos em Economia Criativa
Parceria: Aeroporto de Londrina, Instituto CCR e co.liga
Inscrição: coliga.digital
Faixa etária: Jovens com mais de 15 anos
Gratuito