Abraham Shapiro
Remova as restrições
Nos meus tempos de escola primária, uma das regras de disciplina exigia que os alunos se concentrassem no pátio do colégio e se deslocassem organizados em fila até sua sala de aula. Era fácil perceber que o garoto mais lento é que determinava a velocidade do grupo. Quem tentasse ir mais rápido que ele, saia da ordem e atraia a repreensão do inspetor.
O tempo passou e eu acabei observando que a mesma coisa acontece em todas situações.
O resultado de qualquer sistema de produção é determinado por sua etapa mais fraca. Isto é o que diz a Teoria das Restrições Theory of Constraints ou T.O.C., em inglês.
Todo sistema tem restrições que impedem de se chegar ao resultado. Ocorre em qualquer linha de produção.
Mesmo na associação de máquinas e equipamentos de alta produtividade individual haverá um gargalo, ou seja, uma delas torna a linha mais vagarosa. Removendo ou melhorando essa restrição, o resultado do sistema aumenta. E, é claro que, depois disso, um novo gargalo irá surgir. Daí infere-se o conceito de Melhoria Contínua, ou seja, prosseguir analisando esse sistema a fim de descobrir e remover as novas restrições.
Imagine uma corrente que tenha um elo fraco. Ela irá romper-se certamente neste elo.
A teoria vale para correntes, para máquinas, para pessoas, pra mim e pra você. Ache as restrições do seu trabalho e da sua vida. Comece a removê-las.
Continue fazendo isso e, enfim, você será mais eficiente.





