Muitos dos meus queridos clientes e amigos, ouvintes, leitores e telespectadores dos meus boletins de negócios – gente com quem encontro no café, na academia, nos aeroportos da vida – fazem-me perguntas sobre as notícias da economia, por exemplo:

- "No começo do ano, minha estratégia era de crescimento. Agora não sei mais o que fazer. Devo retroceder?"

Bem. Você já deve ter notado que como ser humano sou uma pessoa naturalmente positiva. Sempre encontro uma saída pra manter a chama do meu ânimo acesa. Talvez alguns me julguem otimista demais só porque consigo cantar mesmo em momentos difíceis. É que eu creio nos princípios de confiança e fé que recebi dos meus antepassados, e também que tudo é parte de um plano elevado criado e administrado pelo Arquiteto do Universo.

Como consultor, eu avalio dados e informações. E concluo a partir disto.

É certo que o PIB caiu muito em relação aos anos passados e acabamos de entrar numa "zona de estagnação econômica". Mas seja franco: você deixou de comer por causa disso? As pessoas pararam de tomar banho? De se vestir? Quantos somos neste País? As mercadorias todas que circulam não são transportadas em caixas de papelão e caminhões? E papel? Plástico? E computadores? E sapatos, carros, bebidas? Tudo!

Quer saber qual é a melhor alternativa? Aqui vai: "Anime-se! E depois esforce-se muito!"

Nada de achar que a macroeconomia irá amassar a sua empresa ou negócio na proporção de um elefante pisando uma latinha de bebida.

Busque e ache uma dose suficiente de boa vontade dentro de si. Depois, levante-se e tenha força! Abra as suas válvulas interiores e libere "todo o vapor" necessário para produzir, contratar, treinar, lutar, estudar, planejar, vender para quem você nunca ofereceu antes e nem pensava fazê-lo... Só não perca as oportunidades que aí estão! E elas são muitas. Estão aí, bem aí todos os dias!

Força! Seja forte!

Você tem muito a fazer? Pois então, faça!

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina

mockup