ABRAHAM SHAPIRO
Todos sabem que a criatividade traz consigo o risco do fracasso, já que nem todo projeto original dá certo
Ninguém gosta de se sentir excluído. Indivíduos socialmente rejeitados têm maior probabilidade de comer demais, de procrastinar, expõem-se a riscos financeiros desnecessários e agem de modo mais agressivo, menos inteligente.
Na empresa, aumentos salariais por mérito, elogios, eventos sociais são situações vistas pelos colaboradores como prova de aceitação. A comunicação interna também.
O medo da rejeição é provavelmente a maior razão pela qual as pessoas se esforçam para não falhar no trabalho - por mais maçante e prejudicial que seja à saúde do indivíduo.
Supõe-se que o dinheiro seria a principal recompensa por esses sacrifícios. Mas a aceitação social é um benefício poderosíssimo. Entre os aspectos positivos do trabalho, a sensação de pertencer a algo é um dos mais importantes.
O ser humano fará quase tudo para evitar a rejeição - seja por um amigo, por um amor ou por um patrão. Ele sabe que, para continuar a ser incluído, precisa evitar o fracasso através de um certo nível de desempenho. Quando se propõe a funcionários imaginar que estão sendo demitidos, a primeira coisa que tendem a dizer é: ''Vou perder os meus amigos''.
Todos sabem que a criatividade traz consigo o risco do fracasso, já que nem todo projeto original dá certo. Mas o medo da rejeição pode também minar a vontade do indivíduo de ser criativo.
Imagine um chefe que pede aos funcionários do marketing que criem uma campanha de vendas e que se ela falhar, eles serão demitidos. Embora à primeira vista possa parecer uma estratégia racional, a criatividade do pessoal simplesmente evapora.
Não é difícil criar um ambiente que reduza o medo de rejeição do trabalhador. Um pouco de aceitação faz o bem-estar crescer. Maior flexibilidade organizacional - em lugar de normas rígidas e às vezes irracionais - pode enviar uma mensagem de aceitação, criando uma sensação de segurança maior.
Nossa cultura nos diz para não dar muita importância à rejeição. ''Não fique choramingando'', dizemos. Mas o sofrimento da rejeição é tão grande quanto uma dor de dente. Ainda que tentemos ser durões, a natureza imprimiu em nosso sistema nervoso a informação de que a exclusão é péssima para as chance de nossa sobrevivência.
Aumente a aceitação na sua empresa. Ótimos resultados vão aparecer no seu balanço sem que dinheiro algum tenha sido investido - apenas boa vontade.





