O Fernando tem uma loja de veículos seminovos. Os negócios diminuíram também para ele, recentemente. E as dificuldades aumentaram.
Eu o encontrei numa manhã dessas e não demorou a que ele narrasse seus desafios atuais quase como justificativas de seu insucesso. A crise econômica o obrigou a encolher a estrutura física de loja, o quadro de funcionários, o volume de produtos em oferta, etc.
Ele se mostrava visivelmente preocupado e ansioso.
- "Por quantas crises você já passou, Fernando?" – eu perguntei.
- "Por todas, desde que comecei neste segmento, em 1986." – ele respondeu.
- "Pois bem", eu prossegui. "Não duvido de que você e todos os empresários sérios sairão de mais esta. Mas veja que não existe problema em reduzir o tamanho da sua empresa ou as suas ações em geral. Está certo, vez que vendas por impulso acabaram. Agora só se mantêm as vendas por oportunidade ou por necessidade.
Há quem esteja precisando de um carro, não há?
Há quem queira e possa comprar um carro bem conservado por um preço justo. E não é isso o que você mais sabe proporcionar a estas pessoas?
Quero dizer que você é uma marca no seu ramo de comércio. Você é uma marca forte. E esta é a única coisa que você não pode perder: a sua marca. Não deixe as pessoas que lhe conhecem esquecer que você continua em pé e atuante. É você, e não a grandeza do seu negócio.
Portanto, invista o que puder para conservar a sua marca viva na mente das pessoas e informe-as sobre tudo o que você tem de bom e pode proporcionar a elas, como facilidade e acesso a um carro seminovo. Isso é o que você não pode perder!"
Na hora da crise ou em qualquer tempo, seja uma marca, tenha um nome forte... e você terá para si um tesouro precioso!

mockup