Capacidade de delegar, visão do todo, da parte, representatividade, confiança, engajamento, capacitação e atitude positiva - são algumas características de líderes de sucesso. Líderes devem ainda ser criativos, fazer escuta ativa, ter bom humor, coerência ética e inspirar seus liderados.

De acordo com a ONU Mulheres, criada em 2010 para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres, apenas 27%dos cargos de alta administração em organizações são ocupados por mulheres. Uma análise de filmes populares em 11 países descobriu que 31% de todos os personagens falantes eram mulheres e que apenas 23% apresentavam uma protagonista feminina – um número que espelhava de perto a porcentagem de cineastas (21%).

Nos meios de comunicação, apenas 24% das pessoas ouvidas, lidas ou vistas nos jornais, na televisão e no rádio são mulheres. Na cobertura de notícias globais da Covid-19, apenas uma em cada cinco fontes especializadas consultadas eram mulheres, o que é considerado uma sub-representação.

Primeira mulher a ocupar a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 78 anos de existência , a ministra Maria Cristina Peduzzi pensa que a presença de mulheres em posições de destaque tem um peso simbólico. Segundo ela, o comando do TST estar nas mãos de uma mulher oferece uma mensagem emancipatória para as mulheres e meninas brasileiras. "A mulher trabalha mais que homem para ter reconhecimento", declarou publicamente. Dulce Pugliese de Godoy Bueno, 72 anos, médica, co-fundadora da Amil e uma das controladoras do grupo de diagnósticos clínicos Dasa, é considerada pela Forbes a detentora da maior fortuna do Brasil. Outros exemplos são Maria Luiza Trajano, executiva do Magazine Luiza e Cleusa Maria da Silva - da Sodiê, considerada a maior franquia especializada em bolos artesanais do País. Em Londrina, podemos destacar duas inicialmente, a empresária Marcia Manfrin, primeira mulher a ocupar a presidência da Associação Comercial e Industrial de Londrina - ACIL (gestão 2021 a 2023) e a advogada Vânia Queiroz, também primeira figura feminina a ocupar a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil OAB, Subseção Londrina, (gestão 2019 a 2021), responsável por nove comarcas.

De acordo com as Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) o assunto é relevante, pois trata de questões de gênero e equidade. A preocupação com a conquista da igualdade plena encontra eco na Associação, que reconhece a desigualdade de gênero na carreira e os desafios postos. Mesmo representando quase metade da advocacia no país (49%), as mulheres têm dificuldade de chegar a postos de liderança. Os escritórios de médio porte são os que mais contam com a participação de advogadas, mas em cargos assalariados. Na condição de sócias, elas ainda ocupam 29% das posições, média que se mantém a mesma desde 2006.

Uma editora bem sucedida

Sandra Sebastião, editora de livros: "Minha carreira como coordenadora em editorial didático me trouxe muita bagagem e conhecimento do mercado, tudo isso é aplicado diariamente"
Sandra Sebastião, editora de livros: "Minha carreira como coordenadora em editorial didático me trouxe muita bagagem e conhecimento do mercado, tudo isso é aplicado diariamente" | Foto: Divulgação

Natural de Jardim Alegre, Sandra Sebastião, mudou-se aos 16 anos para Londrina e começou a trabalhar numa empresa de publicações didáticas e literárias. "Vivenciei de maneira muito autêntica todo o processo de produção do livro. Em 2007 me mudei para Curitiba para trabalhar em uma editora de livros didáticos", conta.

Bétula Editorial é uma editora focada em publicações literárias para inscrições em editais do governo. É também uma produtora de livros didáticos que desenvolve todas as etapas de produção do livro; autoria, copidesque, edição, revisão, licenciamentos, edição de imagens, diagramação. "Atualmente atendemos grandes editora como: Editora do Brasil, Pearson Education, Editora Veloz, Editora Opet", revela.

A gerente editorial e de inovação da Bétula, dedica-se às métricas de produção e pesquisas para novos produtos. "Minha carreira como coordenadora em editorial didático me trouxe muita bagagem e conhecimento do mercado, tudo isso é aplicado diariamente aqui em nosso editorial. No mercado editorial há 24 anos, sempre na produção e desenvolvimento de livros didáticos e literários, Sandra considera imprescindível ter uma visão holística do processo. "Empreender no mercado editorial brasileiro requer coragem e muito conhecimento, pois é um setor altamente competitivo e com pessoas muito qualificadas.

A Bétula é uma jovem editora, mas nasceu como produtora há 10 anos e como editora publicadora há dois. "Avançamos a passos largos na produção de livros, pois a empresa tem um compromisso muito grande com a qualidade na produção de livros didáticos e contribuir com a qualidade da Educação no País é nosso marco zero. A Bétula conta com autores, editores, revisores, designers, diagramadores, analistas de direitos autorais e iconógrafos e é indispensável manter uma carteira ativa de contatos e parceiros", enfatiza.

No comando de um shopping

Tania Hara é superintendente de um shopping e primeira mulher em Londrina a assumir o cargo na área que a põe em contato com as equipes do departamento financeiro, de operações e marketing
Tania Hara é superintendente de um shopping e primeira mulher em Londrina a assumir o cargo na área que a põe em contato com as equipes do departamento financeiro, de operações e marketing | Foto: Divulgação

Tania Hara é superintendente de um shopping responsável pela execução da gestão estratégica do empreendimento. Entre suas atribuições está fortalecer a parceria com os lojistas, reforçando o mix de lojas e melhorando a experiência dos clientes. Bacharel em Direito pela UEL, com pós-graduação em Gestão Comercial pela PUC, ela está no Boulevard Shopping desde o seu lançamento. "Agora, deixo o cargo de Gerente Comercial para assumir a Superintendência.

A coragem, a determinação e as perspectivas profissionais se somaram para que Hara aceitasse a missão. "Acredito também que sendo a primeira superintendente londrinense, mulher, em um cargo predominantemente masculino, será inspirador para ressaltar que a liderança feminina é uma realidade", ratifica. Hara detalha que a gestão de um Shopping Center é semelhante a de outras empresas, envolvendo as equipes do financeiro, operações, marketing. "Além de toda a cadeia de stakeholders, importante para o bom desempenho, andamento do empreendimento e a relação shopping e lojistas é peculiar e única, onde ambos precisam estar em sintonia, em busca da melhor experiência para os clientes", reflete.

À frente do RH

Adilséia Soriani Batista é Gerente de Recursos Humanos:
Adilséia Soriani Batista é Gerente de Recursos Humanos: | Foto: Divulgação

Adilséia Soriani Batista é Gerente de Recursos Humanos da UniFil - Colégio Londrinense. Formada em Psicologia pela UEL (1985), sabia desde sempre que sua vocação era o RH. "Hoje mais denominada de Gestão de Gente em várias literaturas e grandes corporações fora de Londrina", informa. "Iniciei como Auxiliar de Departamento Pessoal e todas as experiências somam como: avaliação de potencial; implantação de planos de carreira, implantação de processos de avaliação de desempenho; desenvolvimento das lideranças; gestão do clima organizacional; implantação de sistema integrado de RH; entre outros desafios que surgem diariamente, como por exemplo, a pandemia que vivemos", pensa.

À frente de um departamento tão importante e que lida com seres humanos, seus potenciais e até emoções, Batista considera essa vivência estimulante e instigante. "Lidar com pessoas nos faz errar e consertar durante o tempo todo. Na prática, a líder entende que RH é compartilhamento, exploração de necessidades e desejos, desenvolvimento constante dos profissionais, busca de engajamento das pessoas e cuidar das muitas burocracias associadas à área.

Com uma equipe composta de oito pessoas que atuam nos subsistemas de departamento pessoal, recrutamento e seleção, desenvolvimento de equipes, projetos de acolhimento, segurança e medicina do trabalho, Batista pensa que o lema do escoteiro se faz necessário: “Esteja preparado”, ou seja, “sempre alerta”. Nunca conseguimos satisfazer em 100% todos os profissionais com as medidas tomadas no ambiente organizacional. Sobre a responsabilidade de acolher e também de dispensar, pensa: " Se ao receber um funcionário o tratamos com respeito e acolhimento pela sua chegada, ao desligar o respeito e empatia são fundamentais para este rompimento", diz.

....

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.