- ABRAHAM SHAPIRO - O segredo da propaganda
Há empresas que investem em propaganda. Muitas não investem. Pouquíssimas, porém, sabem como isso funciona. E prosseguem sem saber, concluindo o que lhes é conveniente.
Há uma bonita e grande loja de roupas masculinas no caminho que tomo diariamente. Semana passada, precisei comprar itens para o meu guarda-roupas. Fui ao shopping. Retornando para casa, passei em frente à loja. Só então lembrei-me dela. Por que não me ocorreu na hora da compra? Porque eles não fazem propaganda, logo, não entraram na minha mente como uma solução aos meus problemas de confecções.
Amigos meus adquiriram um imóvel na planta. Eu lhes perguntei por que escolheram aquela construtora. A esposa disse: "Não sei bem se vi na televisão ou no jornal. Mas quando decidimos, este foi o primeiro lugar de que lembramos!"
Essa construtora faz propaganda. Ela fala com seu público pela TV, rádio, jornal, outdoor, etc. Por isso é lembrada. Ela entra e fica na mente do consumidor.
Lições muito elementares destes dois fatos reais:
1ª. A regra essencial da propaganda é "seja frequente!". É uma jornada longa sobre bicicleta, do tipo "se parar, cai".
2ª. Propaganda é um planejamento que requer, basicamente, conhecimento do público alvo e de como atuar sobre ele, conhecendo seus problemas e propondo soluções reais.
3ª. Anúncios eventuais, sem sequência e adequação, podem ter algum valor quando comunicam situações imediatas. Institucionalmente são nada, ou apenas vaidade pessoal! Esperar resultados disso é ilusão. Ademais, o resultado de uma propaganda nunca é repentino. É "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"! Um ou outro anúncio pago com sobra de caixa não traz clientes.
4ª. Propaganda deve ser feita somente por quem conhece linguagem publicitária. Dificilmente o proprietário do negócio tem esse conhecimento.
E para finalizar, duas advertências.
Advertência 1: Aquela mocinha bonitinha que lhe oferece a menção da sua empresa em seu perfil de mídia social e obtém "1000 curtições" após você ter pago um pacote de propaganda em seu programa legalzinho num canal de TV não significa resultado algum. É fofo, eu concordo. Mas curtições em mídia social não se converte em venda efetiva. E se você se encanta por isso, você está mal posicionado(a). Estude mais sobre propaganda.
Advertência 2: Procure profissionais referenciados para prestar serviços em propaganda. Grande parte dos que estão por aí é só fachada. Muitos são amadores há décadas e sobrevivem às custas das comissões com que as mídias os remuneram pela preferência. Não caia nessa fria!
Você não tem saída. Ou faz a coisa certa, ou é bem melhor jogar na loteria!





