Imagem ilustrativa da imagem UniCesumar prepara alunos para os desafios da tecnologia da informação
| Foto: Divulgação

As regiões Norte e Noroeste do Paraná concentram quase duas mil empresas organizadas nos APLs (Arranjos Produtivos Locais) de Software e é uma grande consumidora de mão de obra qualificada. O curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da UniCesumar foi pensado de maneira a atender essas necessidades do mercado, contribuindo para o crescimento do setor na região.

Segundo dados da Softex (Associação para Promoção da Excelência de Software) e a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o Brasil pode chegar em 2020 com déficit de 750 mil profissionais qualificados para atuar na área de TI e o aluno bem preparado consegue entrar facilmente no mercado de trabalho.

Os estudantes do curso de ADS em Londrina terminam a graduação aptos a desenvolverem diversos elementos da tecnologia da informação (TI). Sites, sistemas de web, aplicativos para dispositivos móveis, soluções em software criativas e inovadoras em diferentes plataformas e linguagens. Por essas habilidades, não enfrentam dificuldades para encontrar oportunidades na área. “Nosso curso coloca o aluno no mercado do trabalho já nos primeiros semestres. A turma do quinto período de Londrina, por exemplo, já tem mais de 50% dos estudantes trabalhando”, aponta a professora do curso de ADS, Juliana Silva.

A graduação tem duração de seis semestres, é noturna e já oferta aulas de programação nos primeiros períodos, tanto na teoria como na prática. “Nosso foco é formar profissionais capazes de encarar os desafios da área de tecnologia da informação. Investimos em uma formação completa e de qualidade”, complementa.

Um grande diferencial do curso ADS da UniCesumar é que os alunos aprendem a fazer a análise do sistema de forma completa, ou seja, planejam como o sistema deve ser desenvolvido e o estruturam para que possa atender muitas pessoas. Durante o curso, o aluno também tem uma grande carga de atribuições relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento de projetos. A aprendizagem ocorre de forma interdisciplinar, com desafios solucionados em conjunto nas diversas disciplinas.

Há oportunidades também na área de startups. O curso possui forte veia empreendedora, por meio da realização de hackathons e incentivo à criação de startups em parceria com o Sebrae (Startup Garage). Para as aulas, os alunos contam com uma estrutura de qualidade, com laboratórios de informática constantemente atualizados.

Imagem ilustrativa da imagem UniCesumar prepara alunos para os desafios da tecnologia da informação
| Foto: Divulgação

OPORTUNIDADE

Julio Amaro Alves Junior, 28, cursa o 3º semestre em ADS na UniCesumar de Londrina e, graças aos conhecimentos adquiridos, conseguiu em 2018 uma oportunidade para atuar na área de TI da Unimed Londrina. “Cuido de toda a parte de implantação de software, levantamento de requisitos e busca de soluções para as dificuldades dos médicos”, contou ele.

O estudante tem muitos elogios à graduação. “Os professores são engajados em ajudar e temos muitas aulas práticas nos laboratórios. Já aprendi bastante e me senti seguro para aceitar um emprego na área.”

Imagem ilustrativa da imagem UniCesumar prepara alunos para os desafios da tecnologia da informação
| Foto: Divulgação

Vestibular agendado está com inscrições abertas

A UniCesumar está com inscrições abertas para o vestibular agendado. Há vagas para todos os cursos presenciais - com exceção de Medicina - e também para a modalidade a distância (EAD).

A prova é realizada presencialmente nas unidades da UniCesumar em data e horário escolhido pelo candidato, que fica sabendo da pontuação no mesmo dia. O exame tem 20 questões de múltipla escolha de Matemática e Língua Portuguesa. A nota do Enem também pode ser utilizada no vestibular agendado.

Parainformações e inscrições: https://www.unicesumar.edu.br/vestibular/