Zoneamento agrícola reduz gastos com Proagro
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de fevereiro de 1998
Agência Folha 
O sistema de zoneamento agrícola do governo federal reduziu de cerca de R$ 150 milhões por ano para menos de R$ 500 mil anuais os gastos para cobrir perdas na produção agrícola causadas por fenômenos climáticos. O sistema começou a ser implantado em 1995. Esse e outros resultados serão apresentados pelo coordenador do Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agrícola), Luiz Antônio Rossetti, durante o 1º Simpósio Internacional de Securidade e Zoneamento Agrícola. O evento acontecerá nos próximos dias 5 e 6, e será aberto pelo ministro da Agricultura, Arlindo Porto, no Itamaraty, em Brasília.
O simpósio contará com a participação de técnicos dos quatro países membros do Mercosul (Mercado Comum do Sul) e de representantes de todos os países da América Latina. O objetivo do encontro, segundo o Ministério da Agricultura, é mostrar como os países do Mercosul estão tratando a questão do seguro agrícola e promover uma troca de experiências entre os países mais avançados no tema, como Venezuela, Cuba e México.
Segundo Luiz Antônio Rossetti, a preocupação é induzir o produtor a utilizar mais tecnologia no campo, além da redução das perdas ocasionadas pela má utilização da vocação da terra. O zoneamento agrícola indica as melhores culturas, o período ideal e as melhores técnicas para o plantio, de acordo com as condições climáticas e do solo.


