A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Zona Franca Global Del Paraguay Sacis (ZFG) firmaram, na quarta-feira (23), por meio de videoconferência, um Memorando de Entendimento e de Colaboração Mútua, que tem por objeto a parceria entre as entidades para desenvolver ações de cooperação e de consulta, bem como operacionalizar objetivos comuns previstos entre as instituições. O pacto terá validade inicial de cinco anos.

Termo foi firmado durante videoconferência que reuniu representantes das duas Zonas Francas
Termo foi firmado durante videoconferência que reuniu representantes das duas Zonas Francas | Foto: Layana Rios/Suframa

A assinatura do memorando foi realizada pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, e pelo presidente da ZFG, Pedro Osvaldo Cespedes, e o documento será publicado em forma de extrato no Diário Oficial da União. A vigência do instrumento é de cinco anos.

De acordo com presidente da ZFG, Pedro Cespedes, o memorando é importante em razão das similaridades na atuação das duas zonas francas. “Será muito importante para a complementação industrial, comercial e de serviços de nossas zonas francas”, afirmou. Ambas as instituições também acumulam experiências institucionais sobre melhores práticas, bem como de conhecimento sobre legislação e regulamentos jurídicos das Zonas Francas no mundo e desenvolvem políticas e ações para incrementar seus respectivos ramos de atividade.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, ressaltou a importância da integração entre as entidades. “Nossa intenção é contribuir com o desenvolvimento dos nossos países e não tenho dúvida que de ambas as zonas francas são importantes para esse desenvolvimento”, disse.

Entre os objetivos comuns firmados no memorando, estão a distribuição dos produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM) na ZFG, possibilitando o acesso a pequenos importadores locais; identificação de setores competitivos, oportunidades de negócios e de investimentos; intercâmbio de conhecimentos, experiências, informações econômicas e outras de mútuo interesse; estudos de alternativas logísticas em favor da Zona Franca de Manaus (ZFM), para viabilizar voos cargueiros entre as cidades de Manaus e Minga Guazcú e da possibilidade de instalação de um Centro Logístico de Armazenagem (CLAD); e auxílio na divulgação para empresas em geral e autoridades competentes sobre as condições de acesso ao mercado de produtos oriundos de Zonas Francas no Mercosul.

As atividades previstas serão gerenciadas em conformidade com as regulamentações, regras, leis, normas e procedimentos aplicáveis em cada um dos países, por meio dos signatários, e sem desembolso financeiro para nenhuma das partes, a não ser custos próprios no caso de viagens, visitas ou reuniões.

Vale lembrar que em 2015 foi assinado o primeiro Memorando de Entendimentos entre a Zona Franca de Manaus e a Zona Franca Global, na cidade de Manaus. No âmbito desse acordo, em 2016 uma delegação de empresários paraguaios visitou a Zona Franca de Manaus, com o objetivo de atrair novas indústrias.