Zeca Pagodinho é pivô de briga das cervejas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de março de 2004
Carlos Franco<BR>Agência Estado 
São Paulo- A agência de publicidade Fischer America e o Grupo Schincariol deram entrada ontem com representação no Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) pedindo a suspensão de campanha da AmBev, criada pela agência de publicidade Africa, de Nizan Guanaes, protagonizada pelo cantor e compositor Zeca Pagodinho. Segundo a Fischer e o Grupo Schincariol, Pagodinho quebrou, sem aviso prévio, o contrato que tinha com a Nova Schin até setembro, supreendendo as empresas com a veiculação da campanha.
O publicitário Guanaes evita falar de quebra de contrato ou de valores envolvidos. Ele garantiu ontem que não ''roubou'' Zeca Pagodinho da Nova Schin ao contratá-lo, por valores não revelados, para fazer a nova campanha da Brahma. ''O Zeca Pagodinho sempre foi um consumidor de Brahma. Sempre fez propaganda de graça da cerveja. Portanto, apenas vestiu a camisa, agora na publicidade, do produto que sempre consumiu em casa e nos bares. A aparição dele na campanha de Nova Schin foi apenas um amor de verão, que passou.''
Guanaes não escondia também a satisfação com o resultado da música que criou, em parceria com Paulo César Bernardes, e que começa a ser cantarolada nas ruas. ''Não faço nada ofensivo ao concorrente, apenas restabeleço os fatos. Pode ver que na propaganda e na música nem falamos em Nova Schin, mas em amores de verão, que passam.''
Do outro lado, o publicitário Eduardo Fischer e o Grupo Schincariol acusam a Brahma e Guanaes em publicidade que veiculam nos principais jornais e na representação ao Conar. Ambos - AmBev e Guanaes - estariam fazendo uso da estratégia de comunicação deles. No lançamento da Nova Schin, como na virada de ano, foi Zeca Pagodinho quem fez as campanhas, bem-sucedidas em vendas.
Para Guanaes, Pagodinho estava numa ''saia justa'' ao fazer a campanha da Nova Schin. ''Por isso, se sentiu confortável quando procurado, no início de fevereiro. Agora, ele está à vontade, bebendo o que gosta e falando do que gosta. Quem quiser, pode ver os dois comerciais e tirar as próprias conclusões.'' Guanaes diz que percebeu o desconforto de Zeca Pagodinho por meio de reportagens e notas de colunistas de jornais e revistas, desde que o pagodeiro passou a anunciar a cerveja de Itu (SP).
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap), Danton Pastore, diz que, independentemente desse caso específico, a publicidade tem de perseguir ''o respeito aos contratos, à verdade e à ética''.


