A Yazo, startup londrinense especializada em aplicativos com gamificação e plataformas de transmissão online, reunirá a sua equipe às margens de um dos pontos turísticos mais famosos da sua cidade sede, o lago Igapó, entre os dias 10 a 12 de fevereiro para o Hackathon anual que, desde a sua primeira edição em 2020, se tornou tradição na empresa.

O encontro contará com os 33 profissionais do time, que atuam entre as áreas de desenvolvimento de software, atendimento, sucesso do cliente, negócios, design e marketing, e serão organizados em times multidisciplinares para uma competição. Será a primeira edição 100% presencial, integrando colaboradores das cinco regiões do Brasil.

A startup aposta no hackathon como alternativa às convenções, como forma de dar protagonismo à equipe no desenvolvimento das soluções em favor dos objetivos da empresa. "Desde 2020, decidimos realizar hackathon ao invés de convenção, porque acreditamos que a solução para nossos desafios virá do nosso time. A expectativa é sempre enorme, porque normalmente chegamos ao final do evento com diversas soluções propostas. Além de aumentar a integração dos times de diferentes áreas de atuação, aproximar os colaboradores que trabalham remoto, fortalecer a cultura e produzir inovação de forma orgânica." conta Eduardo Frezarin, CEO e co-founder da Yazo.

A vitória no Hackathon 2017 promovido pelo Fórum Eventos em parceria com MPI Brazil (Meeting Professionals International), foi o impulso para o nascimento da startup. No evento, foram seis equipes inscritas, cerca de 40 profissionais envolvidos no total, que competiram para desenvolver uma solução para eventos usando a tecnologia dentro de um período de apenas 24 horas. Esse foi o primeiro Hackathon do Brasil a receber júris internacionais e também foi a primeira vez que contou com uma plateia para avaliar o trabalho das equipes.

Com o tema “Soluções para o futuro dos eventos”, a equipe dos futuros fundadores da Yazo, Eduardo Frezarin, Giovana Brianti, Guilherme Silva e Gustavo Borges, alcançou a primeira posição ao apresentar um aplicativo com realidade aumentada e gamificação para incentivar o engajamento e a interação dos participantes nos eventos. No ano seguinte, a startup foi oficialmente criada com o foco nesta solução vencedora, um aplicativo para eventos corporativos.

Em 2020, surgiu a ideia de promover um Hackathon interno com o objetivo de desafiar o time, por meio de uma competição, a desenvolver ideias inovadoras para aprimoramentos da startup, além de fortalecer a cultura da empresa, integrar o time que conta com colaboradores remotos e realizar um alinhamento anual e estratégico. Frezarin conta a proposta deste ano de 2023: "Estamos trabalhando com foco no crescimento, tornar a Yazo cada vez mais eficiente, rentável e atrativa para talentos, investidores, parceiros e principalmente clientes”. A maratona também conta com clientes e parceiros que irão auxiliar as equipes durante os 3 dias atuando como mentores.

Colaboradores de gigantes como VTEX, LinkedIn, Sympla, Quinto Andar e Viasoft estão entre os mentores confirmados para participarem desta edição. "Conectar experiências é o propósito da Yazo, no qual fundamentamos todas as nossas ações", diz Frezarin e, ao integrar todo o time, o Hackathon é a oportunidade de conectar experiências dentro da própria startup, alcançando resultados de crescimento com o trabalho em conjunto e colocando em prática os valores que regem a rotina da Yazo.

Sobre a Yazo

A Yazo foi oficialmente criada em 2018, como uma spin-off da Frezarin Eventos, de Londrina. Durante a pandemia de Covid-19, a startup foi rápida em se adaptar; e conseguiu atender as duas principais demandas do mercado naquele momento: o uso de streaming para transmissão de eventos 100% online, e a necessidade de aplicativos de engajamento para convenções realizadas de forma remota.

Atualmente, entre os clientes da Yazo já estão empresas como Ipiranga, VTEX, SEBRAE, Unilever, Cielo e IBGC. Com a aquisição da carteira de clientes da mobLee, anunciada em julho, a empresa passou a atender também marcas como TOTVS, Viasoft, Reed Exhibitions e Prudential. Hoje, a Yazo é a maior fornecedora de aplicativos para eventos corporativos da América Latina. Durante a sua história, já recebeu outras premiações além do Hackathon 2017, como Prêmio Caio e Top de Marketing da ADVB Paraná.

No início de novembro de 2022, a Yazo participou do Web Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, realizado em Lisboa, Portugal: a empresa foi uma das 65 startups brasileiras selecionadas para fazer parte da chamada Missão de Internacionalização do congresso, voltada a empresas de base tecnológica com soluções escaláveis e potencial de abertura de operações na Europa. A Yazo já atendeu eventos presenciais fora do Brasil, em países como Uruguai, Paraguai e México; e eventos online, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Espanha.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.