A Wal Mart Brasil inaugura, hoje, em Curitiba, o Wal Mart Supercentee - a primeira loja do grupo fora de São Paulo - para atender os consumidores paranaenses. Terça-feira a empresa abriu o ‘‘ Sam’s Club ’’ - Clube de Compras, destinado principalmente a pequenos e médios comerciantes, além de pessoa física que pagar R$ 35,00 por ano.
Dentro do conceito norte-americano de ‘‘loja de parada única’’, onde o consumidor pode encontrar praticamente todos os produtos que procura sob o mesmo teto, a loja de Curitiba vai comercializar mais de 60 mil itens. Segundo Paulo Chaits Kus, da SMK Assessoria Empresarial, 90% desses produtos são comprados no Brasil, com prioridade para fornecedores locais. O diferencial, acredita, será a área reservada para hortifrutigranjeiros, com variedade e sortimento de itens em tempo real.
São cerca de 200 itens na área de alimentação, ‘‘onde a Wal Mart garante 200% em termos de qualidade, ou seja, é filosofia da empresa garantir ao consumidor o reembolso em caso de insatisfação’’, disse Kut.‘‘ Se qualquer produto, que estiver estampado no ‘‘tablóide’’ de anúncio custar mais barato em outra rede, a empresa banca’’, garantiu. Com 13,6 mil metros quadrados de área total, a loja, localizada na Avenida das Torres, bairro do Guabirotuba, terá também serviços por meio de lojas dentro da loja. Entre eles, Banco Real, Magic Games, RB Lotericas, Mods Hairs, Drogamed, Café Pelé, Pastelândia, AuAu e Star Chicken.
A empresa aposta no fornecedor local como parceiro e nos 550 funcionários ‘‘como associados’’, disse Kut. Com a abertura do Supercenter Curitiba, o Wal Mart Brasil passa a empregar 6.200 associados no País, onde iniciou suas operações em 1995. Hoje opera cinco clubes de compra e nove Wal Mart Supercenters. É política da empresa não divulgar investimentos e faturamento.
Produtos vencidos Sobre a denúncia de reembalagem de produtos com datas de validade vencidas, ocorrida na loja Pacaembu, em São Paulo, o diretor da Wal Mart Brasil lamentou o fato, considerando-o ‘‘isolado’’, e reafirmou a qualidade mundial de seus produtos, pedindo que os consumidores descontentes procurem a empresa para o reembolso imediato. A Wal Mart distribuiu o seguinte comunicado: ‘‘Lamentamos o ocorrido em nossa loja localizada no Pacaembu. Temos certeza de que este foi um incidente isolado, porém, estamos investigando cada loja para reconfirmar a qualidade de nossos produtos. Nós, como empresa, adotamos os mais altos padrões de referência mundial para garantir a melhor qualidade de nossos produtos. Com efeito, os produtos perecíveis vendidos em nossas lojas são garantidos 200%. Pedimos a todos os clientes que compraram produtos perecíveis em nossa loja do Pacaembu, e que porventura não tinha a qualidade desejada, para que voltem à loja trazendo o cupom fiscal ou embalagem de identificação e faremos o reembolso imediato’’.