São Paulo - O número de passageiros que desembarcou no Brasil vindo de vôos internacionais bateu recorde no primeiro semestre deste ano, de acordo com a Infraero (empresa que administra os aeropoortos do país). No total, 3,341 milhões de passageiros brasileiros e estrangeiros desembarcaram no país no período, o que representa um crescimento de 15,37% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Somente no mês de junho, 514.069 pessoas chegaram aos aeroportos brasileiros vindos do exterior, um aumento de 11,38% sobre o mesmo mês do ano passado.
O diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), José Francisco de Salles Lopes, acredita que a valorização recente do dólar não tem conseguido inibir a vinda de turistas estrangeiros. ''Temos tido um crescimento acentuado em todos os meses do ano, mesmo com o câmbio desfavorável'', afirmou.
Na análise global, o movimento de passageiros nos 66 aeroportos administrados pela Infraero aumentou 16,84% no primeiro semestre de 2005, em relação ao mesmo período de 2004. Foram 45 milhões de embarques e desembarques de janeiro a junho, contra 38,6 milhões em 2004. O movimento de aeronaves apresentou menor variação. Foram 892,8 mil pousos e decolagens no período, 1,12% a mais do que no ano anterior.
Entre os aeroportos de maior movimento, Guarulhos (SP) obteve um índice de crescimento de 21,63%. O aeroporto registrou 7,3 milhões de embarques e desembarques, contra 6 milhões no primeiro semestre de 2004. No Rio de Janeiro, o aumento de embarques e desembarques no Aeroporto do Galeão foi de 67,69%. Enquanto no primeiro semestre de 2004 foram 2,4 milhões de operações, o período de janeiro a junho de 2005 registrou 4,1 milhões.

mockup