DivulgaçãoMade in BrazilO ônibus da Volvo, apresentado ontem, também será exportado para países da América Latina. Este ano serão fabricadas 300 unidades do novo modeloA Volvo do Brasil lançou ontem no mercado nacional o ônibus B12B. O novo modelo, que já é fabricado há três anos na Europa pela fábrica sueca da Volvo, começa agora a ser produzido na fábrica brasileira, instalada na Cidade Industrial de Curitiba. Para lançar o novo ônibus no Brasil, a empresa investiu US$ 6 milhões nos últimos dois anos. Este ano serão fabricadas 300 unidades do novo modelo e a previsão da Volvo é ampliar em 10% a 20% a produção a partir de 98.
Das 300 unidades fabricadas este ano, 250 serão destinadas ao mercado brasileiro e as outras 50 serão exportadas para a Argentina, Chile e Venezuela. A produção total de ônibus da Volvo, incluindo todos os modelos, é de 1.500 unidades por ano. O novo modelo já está disponível no mercado nas 70 concessionárias da Volvo em todo o País.
‘‘O B12B tem motor traseiro e é destinado ao transporte rodoviário. O modelo é uma adaptação do B12, que o Brasil vinha importando da Europa nos últimos três anos’’, informou Oswaldo Schmitt, diretor de marketing de ônibus da empresa. Ele explicou que o modelo passou por adaptações para se adequar à realidade das estradas brasileiras. A alteração no B12B (o último ‘‘B’’ significa ‘‘Brasil’’) foi um reforço no sistema de freio e na suspensão.
Além de adaptado às condições das estradas brasileiras, o B12B é mais econômico, com um consumo 3% menor de combustível em comparação aos similares. Com um litro de óleo diesel será possível percorrer de 3 a 3,5 quilômetros. O novo ônibus será fabricado em duas versões de potência, 360 e 400 cavalos.
Segundo Schmitt, a alta potência garante uma velocidade média elevada, mesmo em subidas, e uma boa capacidade de aceleração e retomada. ‘‘Num percurso de 600 quilômetros, de Foz do Iguaçu a Curitiba, por exemplo, é possível economizar entre 40 minutos e uma hora na viagem’’, afirma.
O B12B terá o chassi fabricado na unidade da Volvo na CIC e será encarroçado por várias empresas do setor. Segundo o diretor de marketing da Volvo, o desenvolvimento da carroceria foi feito paralelamente ao motor, num trabalho conjunto com as encarroçadeiras. O chassi da versão de 360 cavalos de potência vai custar US$ 90 mil e a verão de maior potência, com 400 cavalos, sairá por US$ 95 mil. O custo é cerca de 5% superior aos similares fabricados pela concorrência, segundo a Volvo.