São Paulo - O grupo Volkswagen anunciou ontem, durante a 27 edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o investimento de 3,4 bilhões de euros no País até 2016. O conglomerado - que conta com 12 marcas e mais de 240 modelos de automóveis - pretende investir pelo menos um terço deste valor nas seis unidades fabris que possui no País, sendo uma delas em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
A estratégia da empresa consiste em aplicar pelo menos 2,26 bilhões de euros em produtos e o restante seria para potencializar a capacidade de produção da marca no Brasil. Primeiramente, parte deste valor está sendo investida nas plantas de Taubaté e São Carlos, ambas no interior de São Paulo. O objetivo é o incremento nos setores de pintura e motores dos veículos, respectivamente.
De acordo com executivos do Grupo Volks - que incluem outras marcas de força internacional como Bugatti, Ducatti, Bentley e Audi - entre janeiro e setembro de 2012 as empresas venderam pelo mundo 6,8 milhões de carros, 500 mil unidades a mais do que o mesmo período em 2009. ''O Brasil não pode ser considerado apenas mais um mercado de nosso grupo. Ele é muito importante e por isso este tipo de investimento é mais do que necessário'', comentou o presidente da Volkswagen, Thomas Schmall.
A força do mercado brasileiro pode ser vista em números recentes. Por alguns anos, o Brasil, onde a empresa instalou sua primeira planta fabril fora da Alemanha em 1957, chegou a comercializar mais veículos do que no próprio país europeu. ''A economia em larga da escala do Brasil fez com que nós já fabricássemos mais de sete milhões de Gols em nossa história aqui. O brasileiro busca carros modernos, com tecnologia inovadora, mas que possuam preços acessíveis'', salientou o membro do conselho do grupo Volkswagen, Ulrich Hackenberg.
Em relação ao montante que será investido na fábrica de São José dos Pinhais, o presidente da empresa preferiu não antecipar. ''É um número que não posso entrar em mais detalhes agora'', se limitou a dizer. Atualmente, a fábrica paranaense produz por volta de 870 veículos diariamente, sendo boa parte deles da linha Fox (incluindo SpaceFox e CrossFox), além do Golf.
Durante o Salão, a gigante alemã lançou seus novos veículos, como o novo Gol modelo duas portas, o novo Fusca e o SUV Taigun. Todos os detalhes sobre os lançamentos do 27º Salão do Automóvel vão poder ser conferidos no próximo domingo, em reportagem especial do suplemento Carro&Cia da FOLHA.
n O jornalista viajou a São Paulo a convite da Volkswagen

Imagem ilustrativa da imagem Volkswagen deve voltar a investir no Paraná
mockup