SÃO BERNARDO DO CAMPO - A Volkswagen e a Ford estão convocando, a partir de amanhã, 600 mil proprietários de dez modelos de veículos com injeção eletrônica fabricados entre fevereiro de 1993 e setembro de 1996 para fazerem a troca gratuita da mangueira de alimentação e retorno de combustível.
Da Volkswagen, deverão fazer a troca os modelos Santana, Quantum, Logus, Pointer e dos novos modelos do Gol e Parati. Da Ford, o Versailles, Royale, Escort e Verona. O ‘‘recall’’ vai até o dia 20 de maio de 1997 e afetará 500 mil proprietários de veículos da Volks e 100 mil da Ford.
A mangueira, que leva o combustível até o motor, pode, em alguns casos, apresentar envelhecimento prematuro. Eventualmente poderia haver vazamento de combustível, o que causaria o risco de combustão. A possibilidade de uma combustão, que poderia causar uma explosão, é considerada ‘‘bastante reduzida’’ pelos fabricantes.
As mangueiras serão substituídas por outras revestidas com novo tipo de material, mais resistente. Segundo a Ford, menos de dez dos 100 mil carros sob sua responsabilidade no ‘‘recall’’ tiveram defeitos, gerando reclamações por parte dos proprietários. A Volkswagen e a Ford montaram um esquema com todos os seus distribuidores para habilitá-los a fazer a troca da mangueira. O procedimento demora, no máximo, 30 minutos. As empresas publicarão hoje anúncio em jornais de todo o país e veicularão mensagens em emissoras de rádio e televisão para informar seus consumidores. Os proprietários também receberão correspondência em casa.

mockup