‘‘É bastante complicado. A gente que tem um pouco de estudo ainda tenta imaginar o que são todas aquelas siglas, mesmo assim me enrolo às vezes. Já aconteceu deu ter que ligar para o banco e pedir mais explicações. Acho que as agências deveriam fazer uma cartilha explicativa dessas siglas e entregá-la aos clientes’’.
Marcelo Laranjo Quadros,
advogado

‘‘É muito difícil compreender tudo. Às vezes tiro o extrato e fico tentando adivinhar todas aquelas siglas. Nunca procurei o banco para pedir mais informações porque tenho que agendar um horário ou enfrentar fila e não tenho tempo para isso. Acho apenas que as nomenclaturas deveriam ser mais claras’’.
Kátia Cilene Gomes,
zeladora.

‘‘Com o tempo fui aprendendo e me familiarizando com todas as siglas que aparecem no extrato. Mas já tive que ligar no banco e pedir informações. Teve uma vez que eu não entendi o que significava uma nomenclatura e achei que estivesse sendo lesada e, na verdade, o banco estava me devolvendo um dinheiro’’.
Linda Maria Lobo,
pensionista.

mockup