Vinho terá certidão de nascimento
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2002
Agência Folha 
São Paulo - O vinho brasileiro passará a ter certidão de nascimento. A Associação de Produtos de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, com suporte da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), desenvolveu um programa de identificação geográfica dos vinhos produzidos no país.
Os primeiros selos de identificação já estão presentes em vinhos da safra 2001 originários da região conhecida como vale dos Vinhedos, na serra Gaúcha.
A finalidade do projeto é uniformizar a qualidade e as características do vinho procedente de uma determinada área produtora, a partir dos atributos de cada variedade de uva. O primeiro passo, diz o pesquisador Alexandre Hoffmann, é determinar as condições agroclimáticas da região de cultivo de uva.


