Vice encerra produção de conteúdo editorial no Brasil
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de maio de 2020
NELSON DE SÁ 
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Vice Brasil, empresa vinculada à Vice Media, grupo baseado em Nova York, nos EUA, vai abandonar a produção editorial própria no Brasil.
Fernanda De Lamare, diretora da unidade brasileira, questionada sobre a manutenção de uma Redação no país, respondeu: "A gente não vai ter editorial, mas vai ter tradução de matérias globais". Ela não informou quantos jornalistas serão demitidos.
"Não é que a gente esteja encerrando a Vice Brasil", diz a diretora. O site será mantido, assim como a equipe de mídia social. "E a gente vai ter alguma produção local, não com pessoas dentro da Vice, mas com colaboradores."
A unidade brasileira vai se voltar mais ao chamado conteúdo patrocinado, que já vinha recebendo mais atenção, de um ano e meio para cá. "A gente vai focar muito no nosso trabalho com marcas, que se chama Virtue, que continua normal", diz De Lamare.
O movimento, segundo ela, é mundial e atinge a maioria dos 36 países onde o grupo mantém operações. As redações de EUA e Reino Unido não serão afetadas, mas China e Espanha, por exemplo, vão passar pelo mesmo processo.
De maneira geral, "a Vice está buscando sinergia mesmo, então o que vai acontecer mais é um trabalho de replicação" das unidades remanescentes. "A gente não quer que aconteça com a Vice o que aconteceu com tantas outras 'media companies'", argumenta De Lamare.


