As férias de julho são muito aguardadas pelos jovens que estão em fase escolar, principalmente àqueles ávidos por realizar a viagem dos 15 anos para o exterior. Nessa época do ano, o nordeste também está na rota de muitas famílias e todo planejamento é fundamental para que a viagem dos sonhos não se torne um pesadelo no retorno. Especialistas alertam que antes de arrumar as malas, é preciso ter em mente que uma viagem contempla vários aspectos, que vão além do valor da passagem e hospedagem.

Reinaldo Domingos, educador financeiro e autor do livro ''Livre-se das dívidas'', diz que as férias devem ser vistas como qualquer outra aquisição, como um carro, por exemplo. ''Primeiramente, devemos ter consciência de que este sonho tem um custo, portanto, é preciso ter planejamento para não acabar com uma dívida que não poderá pagar e ficar inadimplente'', alerta.

A primeira coisa a se fazer, conforme ele, é definir a situação financeira. ''O primeiro passo é traçar um diagnóstico financeiro, que pode ser endividado, equilibrado financeiramente ou inadimplente. As duas primeiras situações são possíveis de arcar com mais despesas, desde que tenha reserva a não comprometer o orçamento fixo. Se já estiver inadimplente, me desculpe, mas é melhor adiar o sonho.''


Leia mais na reportagem de Marian Trigueiros, somente para assinantes da FOLHA.


Leia também:

Mãe planejou viagem para filha ir à Disney

Cartão pré-pago evita surpresas desagradáveis

Em busca de turistas, agências liquidam pacotes

mockup