A Via Brasil BR 163/230/MT/PA, consórcio liderado pela Conasa Infraestrutura, com sede em Londrina, assinou nessa manhã (1/4), no Ministério da Infraestrutura, o contrato de concessão do sistema rodoviário que integra as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil. O leilão foi a primeira concessão rodoviária federal da região Norte e a rodovia é considerada a mais importante para o escoamento da produção agrícola e para o agronegócio brasileiro.

Imagem ilustrativa da imagem Via Brasil BR-163 assina contrato de concessão
| Foto: Divulgação

O trecho é de mais de 1 mil quilômetros liga o estado de Mato Grosso a portos no Pará, entre Sinop (MT) e Itaituba (PA), formando um dos principais corredores para o escoamento da produção de grãos do Centro Oeste e da região Norte, além da ligação a terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós).

O projeto de concessão prevê a instalação de três praças de pedágios em Itaúba (MT), Guarantã do Norte (MT) e Trairão (PA), além de duas paradas para caminhoneiros e execução dos acessos aos portos de Miritituba (PA), Itapacurá (PA) e ao terminal portuário de Santarenzinho (PA).

O contrato será pelo período de 10 anos para exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços. Os investimentos serão de R$ 2 bilhões.

“O projeto é desafiador e audacioso, mas ficamos tranquilos por saber que contaremos com a ajuda e a parceria do governo federal e das entidades do setor para o desenvolvimento do melhor trabalho que atenda às centenas de milhares de caminhoneiros que trafegam por lá, toda a população do seu entorno e o escoamento da produção brasileira de grãos”, afirmou Fernando Fujisawa, diretor-presidente da Via Brasil BR-163.

O Ministro Marcelo Sampaio ressaltou a importância da concessão como um modelo a ser seguido e destacou as mudanças significativas que a operação da BR-163 trará como solução logística para a região Centro-Oeste Norte. “A operação será um marco para a logística do agronegócio brasileiro. Mas olhando para o lado humanitário, o atendimento ao usuário será uma grande conquista para todos que usam a rodovia”, salientou.

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